São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retirada de garimpeiros começa no mês que vem

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Representantes de cinco ministérios reunidos ontem em Brasília decidiram deflagrar no final de setembro a operação de retirada dos garimpeiros que ocupam a reserva ianomâmi em Roraima.
A Funai (Fundação Nacional do Índio) espera que o Ministério do Planejamento libere até o início de setembro os R$ 5,7 milhões necessários à operação. Será preciso a abertura de créditos especiais para os cinco ministérios.
Reportagem da Folha publicada no domingo mostra que entre 500 e 600 garimpeiros já ocupam a reserva. O número deve aumentar em setembro, fim do período das cheias, que dificultam o garimpo.
A chegada dos garimpeiros é acompanhada de doenças. Eles têm feito contato com as aldeias. Cedem alimentos e armas e procuram fazer amizade com os índios.
A Operação Ianomâmi envolverá a Funai, a Polícia Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e os Ministérios do Exército, Aeronáutica e Minas e Energia. Uma nova reunião interministerial acontecerá em 15 dias.
O projeto prevê a ocupação das pistas clandestinas por pelo menos um mês. Sem abastecimento de Boa Vista, os garimpeiros acabariam se entregando à polícia. Depois, seria feita a vigilância da área.
A fiscalização da reserva foi suspensa em março, por falta de recursos.

Texto Anterior: Comunicações prepara concorrência da banda 'B'
Próximo Texto: Sem esperar as urnas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.