São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Ingleses brindam clássico

DA REPORTAGEM LOCAL

"Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, estréia hoje, no Sesc Pompéia, pelo 6º Fiac (Festival Internacional de Artes Cênicas).
A peça é encenada pelo grupo inglês Northern Broadsides, sob direção de Barrie Rutter, conhecido por fazer montagens em estilo regional e lúdico.
O diferencial nesta montagem de "Sonho de uma Noite de Verão" é a valorização do texto, a simplicidade do figurino e o despojamento em cena, com uso de música e dança.
Desta forma, o Northern Broadsides, fundado ao norte da Inglaterra em 1992, faz uma abordagem mais acessível de Shakespeare em um formato que foi aclamado pelo público e pela crítica.
Quem se encarrega de tudo, da escolha do texto à definição de quando começam os ensaios é o diretor Barrie Rutter, também fundador do grupo. "Sem frescura e sem estardalhaço, comungamos da tenacidade indispensável para se fazer teatro", afirmou.
Clássico
A história de "Sonho de uma Noite de Verão" faz referência à mitologia e ao teatro grego. Em Atenas, durante a celebração do casamento de Teseu e Hipólita, um grupo de artesãos encena a versão teatral do casamento de Píramo e Tisbe.
Na mesma noite, a jovem Hérmia, prometida por seu pai a Demétrio, resolve fugir com o amor de sua vida, Lisandro.
Ingênuo, o jovem casal conta o plano a Helena que, por amor a Demétrio, faz tudo para atrapalhar a fuga.
Em um bosque povoado de fadas em uma noite de verão, reúnem-se os amantes e os artesãos-atores. No mundo das fadas reina a desarmonia porque seu rei e rainha disputam uma mesma criatura para os respectivos séquitos.
O rei ordena a seu súdito que recolha a essência de uma flor que faz com que os seres por ela tocados se apaixonem pela primeira criatura que encontrarem.
Desta forma, o súdito acaba fazendo uma grande confusão e provocando paixão de diferentes pares.

Peça: Sonho de uma Noite de Verão
Autor: William Shakespeare
Companhia: Northern Broadsides
Direção: Barrie Rutter
Quando: de hoje a quinta-feira, às 21h
Onde: teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 864-8544, ramais 7789 e 7790)
Preço: R$ 25

Texto Anterior: Kauffmann mostra peças grafitadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.