São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comitê do PPB troca casa por voto

XICO SÁ

OTÁVIO DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Malufista cadastra eleitor para entregar apartamento do Cingapura; Pitta diz desconhecer a prática

Um comitê dos candidatos a vereador Batista Oliveira (PPB) e a prefeito Celso Pitta (PPB) está cadastrando pessoas, mediante apresentação do título de eleitor, com promessa de um apartamento do projeto Cingapura.
A Folha flagrou, na tarde de ontem, a realização do cadastramento no comitê da rua Ângelo Aparecido dos Santos Dias, no Jardim São Jorge, zona oeste de São Paulo.
Com facilidade, o repórter chegou a se inscrever como pretendente a um imóvel. A legislação eleitoral proíbe oferecer vantagem material em troca de votos.
Cerca de 250 eleitores fizeram o mesmo durante todo o dia. Após apresentar o título e a carteira de identidade, o eleitor recebe o material (retratos de Pitta e Batista Oliveira) e panfletos com instruções de como utilizar a urna eletrônica no dia 3 de outubro.
Na própria ficha de cadastramento, o comitê imprimiu o nome e o símbolo da candidatura de Pitta. Um cartaz na parede informa sobre o uso eleitoral do Cingapura, projeto do prefeito Paulo Maluf.
"Apartamentinho"
A ficha contém o endereço do eleitor. Os funcionários do comitê prometem enviar um telegrama informando sobre o andamento de cada caso. Informam ainda que os candidatos a um Cingapura devem ter renda inferior a R$ 600.
A eleitora Laura Santana, 28, por exemplo, fez o seu cadastro e ficou esperançosa de receber o apartamento prometido."Vou votar no Pitta porque quero meu apartamentinho. É o que as pessoas dizem, se é verdade eu não sei."
Laura tem um filho, mora no Jardim São Jorge, é empregada doméstica e paga R$ 200 por mês de aluguel. "É uma casinha úmida e pequena", disse.
Pitta
A assessoria de Pitta informou que o candidato desconhece esse uso do projeto Cingapura e condena a prática.
O candidato a vereador Batista Oliveira confirmou que está cadastrando eleitores em seu comitê, mas negou que estivesse prometendo a entrega de apartamentos.
Segundo ele, estão sendo cadastrados moradores interessados em comprar apartamentos do tipo Cingapura, mas construídos para a população de baixa renda.
"Se eleito vereador, prometo apresentar este projeto na Câmara Municipal", disse Oliveira.
"Eu não prometo que elas vão receber os apartamentos. Mas, se for eleito, prometo apresentar o projeto e encaminhar as fichas dessas pessoas", disse.
"Se o projeto for aprovado, será necessário um local de credenciamento. O que acontece é que eu ofereço esta facilidade. É isso aí."

Texto Anterior: BC faz aumentar a base monetária
Próximo Texto: Suspensa campanha contra pefelista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.