São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brindeiro ataca ação de Almir Gabriel

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, defendeu ontem em Recife (PE) que seja "apurada ao máximo" a responsabilidade do governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB), no conflito que resultou na morte de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás, ocorrido em 17 de abril.
Brindeiro disse que foi o governador quem deu a ordem para a desobstrução da rodovia em que estavam os sem-terra, ato que desencadeou o conflito.
"O governador deu a ordem, foi a Polícia Militar do Estado que agiu, então a responsabilidade é do governo estadual", afirmou.
Brindeiro ressaltou ainda que a determinação do governador para desobstruir a rodovia "não foi para cumprimento de uma ordem judicial e sim para cumprimento de ordem do próprio governo".
Em casos de conflito de terra, segundo o procurador-geral, "os governantes precisam agir com cautela para evitar tragédias como a de Eldorado do Carajás".
O governador Almir Gabriel (PSDB) não recebeu a Agência Folha e não se pronunciou sobre as declarações de Geraldo Brindeiro. Segundo sua assessoria, ele passou o dia em reuniões.

Texto Anterior: Leia a opinião de especialistas
Próximo Texto: Suzana não tinha arma, diz legista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.