São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo aceita denúncia contra Ford

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O titular da SDE (Secretaria de Direito Econômico), Aurélio Wander Bastos, aceitou ontem a denúncia da Abradif (Associação Brasileira dos Distribuidores Ford) contra a montadora Ford por suposta imposição de condições para a venda de automóveis.
Um despacho assinado pelo secretário transformou uma representação da Abradif contra a Ford em processo administrativo.
Com a abertura do processo a SDE vai iniciar as investigações. Depois, o caso deverá ser julgado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Segundo a denúncia, a montadora estaria obrigando as concessionárias a comprar cotas de veículos sem antes consultá-las sobre suas necessidades. Por enquanto, a Abradif não apresentou provas.
É o primeiro processo administrativo aberto pela SDE, órgão do Ministério da Justiça que trata da defesa da concorrência, para apurar uma denúncia envolvendo uma montadora.
A Ford já tomou ciência da denúncia, mas sua defesa ainda não foi apresentada. A Folha procurou representantes da montadora, mas, até as 18h30 de ontem, não havia recebido resposta da assessoria de comunicação da empresa.
Pacotes
Segundo a Abradif, além de impor cotas, a montadora só estaria aceitando vender carros em "pacotes" -ou seja: para levar carros de um modelo de maior procura, as concessionárias teriam que levar outros com menor saída.
A entidade também acusa a Ford de condicionar o fornecimento de automóvel à compra de componentes e acessórios.
A Abradif afirma na denúncia que, devido às supostas imposições, as concessionárias estão com estoques grandes de veículos e com alto nível de endividamento.

Texto Anterior: Embraer apresenta seu 1º jato em feira
Próximo Texto: Consenso de Washington pode dar munição contra tucanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.