São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão de Piracicaba começa hoje

LUCIANA XAVIER
DA FOLHA SUDESTE

Trinta países participam a partir de hoje do 23º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. São 1.155 trabalhos de 385 cartunistas, nas categorias caricatura, charge e história em quadrinhos.
Os trabalhos vão estar expostos até o dia 22 de setembro no Teatro Municipal de Piracicaba (170 km a noroeste de SP).
Este ano a exposição também pode ser acessada na internet (pelo endereço http://humor.techs.com.br). O site traz também informações sobre o histórico do salão.
A novidade desta edição do festival foi a criação da categoria Internet. Ela vai premiar os cinco melhores trabalhos que foram enviados via rede mundial de computadores.
Dalcio Machado, de Campinas, e Gilmar de Oliveira Fraga, de Porto Alegre, foram os dois brasileiros premiados nessa categoria. Os outros países premiados foram Eslováquia, China e Rússia.
Ziraldo
Estão programados eventos paralelos, com shows, oficinas e debates. Para hoje, antes da abertura às 20h, o cartunista Ziraldo vai coordenar um debate às 14h sobre o tema "O Espaço para o Humor na Mídia Brasileira".
Os sem-terra e o assassinato de PC Farias são os temas que predominam este ano entre os trabalhos dos cartunistas brasileiros.
Entre os trabalhos dos estrangeiros o tema mais frequente são as guerras e os conflitos étnicos. Pela primeira vez a República do Uzbequistão (uma das repúblicas da ex-União Soviética) participa do evento.
Magnitude
O salão é terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas do salão de humor de Osaka, no Japão, e o salão da Bélgica.
Já passaram pelo Salão de Humor de Piracicaba cartunistas consagrados como Millôr Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Henfil, Luís Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso e Angeli.

Evento:23º Salão Internacional de Humor
Quando: de hoje a 22 de setembro
Onde: Teatro Municipal de Piracicaba (rua Gomes Carneiro, 1.212, tel. 0194 33-4952)
Quanto: grátis
Endereço na Internet: http://humor.techs.com.br

Texto Anterior: Skank e Paralamas salvam MTV Video Music Brasil do tédio
Próximo Texto: Gastronomia é arte elevada em "O Cozinheiro Imperial"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.