São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996 |
Texto Anterior |
Índice
WILLIAMS X FERRARI; WILLIAMS X WILLIAMS; WILLIAMS X TWINGO
DE 0 A 12 SEGUNDOS WILLIAMS X FERRARIWilliams FW18 pojeto de Adrian Newey Ferrari F310 projeto de John Barnard Suspensão Apesar de "passiva" (sem gerenciamento eletrônico), a do Williams é muito eficiente. O carro se mantém no chão em qualquer tipo de pista. É o maior segredo Traseira O fluído desenho de John Barnard acabou prejudicado pelo fracasso do câmbio miniaturizado, substituído por um convencional, que consumiu espaço precioso. Detalhe, o aerofólio do Williams é mais alto e mais curto Motor Cinco títulos de construtores são as credenciais do V10 da Renault. O similar ferrarista sofre em seu ano de estréia, mas bem menos do que o previsto Dianteira O esbelto bico de Adrian Newey virou norma na categoria. A Ferrari levantou o seu a partir do Canadá, a pedido de Michael Schumacher. É notável, porém, a falta de composição do dispositivo com o resto do chassi italiano Laterais A adoção de entradas de ar retangulares, tendência inaugurada pela Benetton no ano passado, é claramente menos espontânea do que o desenho arrendado dos Williams. Barnard parece ter querido aliviar a carga dos defletores laterais, apostando no sucesso de seu bico "Concorde". Nada funcionou Cockpit O drible no regulamento praticado pela Williams fica cristalino na comparação. Todo o corpo do chassi inglês acabou mais delgado por causa dessa interpretação particular da regra. Michael Schumacher apelou até para um capacete "Indy" na tentativa de compensar essa deficiência do carro italiano WILLIAMS X WILLIAMS FW17: o chassi de 1995 A Williams foi a equipe que melhor absorveu as alterações do regulamento técnico para a temporada de 1996. Dessa forma, seu projeto pouco sofreu. Essa perpetuação é uma das chaves do sucesso: aprimorar é mais fácil que modificar FW18: o chassi de 1996 As limitações impostas ao conjunto aerodinâmico traseiro foram compensadas com a adoção de asas sumplementares. O apoio tipo "bumerangue", ainda utilizado pela Benetton, foi abandonado A proteção do cockpit foi atenuada graças a uma conveniente interpretação da nova regra. Só a Jordan seguiu o mesmo caminho, motivo de protestos por parte das outras equipes no início da temporada O bico em forma de "míssel", adotado a partir do ano passado, é um dos trunfos do projeto de Adrian Newey, que levou às últimas consequências o nariz "tubarão" criado por John Barnard para a Benetton no final dos anos 80 Outro drible no regulamento aconteceu no caso das extremidades do aerofólio dianteiro, que orientam o fluxo de ar recebido pelo carro. A maioria dos times adotou um perfil semicircular. A Williams manteve seu desenho. A Benetton protestou no GP da Inglaterra, sem sucesso Ficha técnica Motor: Renault V10 RS8 Gerenciamento eletrônico: Magnetti Marelli Câmbio: Williams (seis velocidades, semi-automático) Embreagem: AP Chassi: Williams (manufaturado em compósito de fibra de carbono) Suspensão: Williams (passiva) Sistema de direção: Williams Sistema de refrigeração: Secan (dois radiadores de água e dois de óleo) Freios: Carbone Industrie (discos e pastilhas), AP (calibradores) Combustível: Elf Rodas: Oz (aro 13) Pneus: Goodyear Eagle (radiais) Velas: Champion Painel de instrumentos: Williams (display digital) Cinto de segurança: Sabelt (seis pontos) Volante: Personal Os títulos 1980 1981 1986 1987 1992 1993 1994 1996 WILLIAMS X TWINGO Comprimento Twingo - 3,43 m Williams - 4,20 m Largura Twingo - 1,63 m Williams - 2,00 m Velocidade máxima Twingo - 150 km/h Williams - 340 km/h Pneu traseiro Twingo - 14,5 cm/54 cm Williams - 38 cm/66 cm Pneu dianteiro Twingo - 14,5 cm/54 cm Williams - 29 cm/64 cm Motor Twingo - 4 cilindros/1.239 cc/55 cv Williams - 10 cilindros/3.000 cc/700 cv Consumo Twingo - 9,62 km/l Williams - 1,25 km/l Relação peso/potência Twingo - 1 cavalo arrasta 14,4 kg Williams - 1 cavalo arrasta 0,743 kg . Aceleração Twingo: 105 m Williams: 1.000 m . Frenamento (de 100 km/h) Twingo: 46 m Williams: 18 m Texto Anterior: Competência coloca a Williams no topo Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |