São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai mudar regras para reduzir risco de perda

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai mudar as regras das aplicações dos fundos de pensão para reduzir os riscos dos investimentos.
A idéia é privilegiar as aplicações nos mercados organizados, como ações, papéis e títulos.
Essa modificação vai ser apresentada aos fundos de pensão e ao mercado financeiro.
Nessa proposta, não está em discussão a mudança de contribuição das empresas patrocinadoras. Essa mudança só pode ser feita por meio de emenda constitucional aprovada no Congresso.
A proposta foi feita por um grupo de trabalho com representantes do Ministério da Previdência Social, Banco Central e CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Nos investimentos imobiliários, por exemplo, foi criado um limite de aplicação de até 10% do patrimônio em FII (Fundos de Investimentos Imobiliários).
Os fundos de pensão, em vez de comprar um prédio, comprarão cotas de um fundo, que terá uma carteira de imóveis. Um fundo de pensão poderá comprar até 20% das ações de cada FII.
"Com isso, os investimentos ficam mais transparentes, mais seguros e haverá mais liquidez", disse a secretária de Previdência Complementar, Carla Grasso.
Os fundos de pensão podiam também aplicar até 20% do patrimônio na compra direta de imóveis. Esse percentual será reduzido para 15% até o ano 2002, à base de 1% ao ano a partir de 1997.
Na proposta, foi incluído o Fundo de Investimento de Empresas Emergentes, constituído de empresas de pequeno porte, de capital fechado. O limite é de até 5%.

Texto Anterior: Ministro nega ter rompido com MST
Próximo Texto: Juiz quer caso do PA na Justiça comum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.