São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF prende italiano dono de restaurante

Acusado teria assaltado banco em 1978

DA SUCURSAL DO RIO

O italiano Luciano Pessina, 47, um dos donos de restaurante mais conhecidos do Rio de Janeiro, foi detido anteontem à noite pela Polícia Federal.
Segundo a PF, a prisão teria sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal, atendendo a pedido do governo da Itália.
A PF informou que Pessina foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão, em 1987, por assalto a banco "e outros delitos", relacionados a uma suposta militância no grupo terrorista Brigadas Vermelhas nos anos de 1978 e 1979.
O advogado de Pessina, Técio Lins e Silva, afirmou que seu cliente nega ter participado de atos criminosos de qualquer natureza.
Pessina diz ter apenas integrado o grupo antifascista Autonomia Operária, nos anos 70, considerado "subversivo", segundo Silva.
Ex-proprietário do restaurante Da Brambini, no Leme, e atual sócio da Osteria dell'Angolo, em Ipanema (ambos na zona sul), Pessina mora no Brasil há 14 anos e tem uma filha brasileira de 11 anos.
Segundo Lins e Silva, a legislação do país exige que o réu responda preso ao processo de extradição.
O governo italiano tem 90 dias para encaminhar uma exposição de motivos documentada ao governo brasileiro, para justificar o pedido de extradição. A partir daí é que se inicia o processo, regido pelo Estatuto dos Estrangeiros.
Até que o pedido de extradição seja julgado, Pessina deve ficar detido na Superintendência Regional da PF no Rio.

Texto Anterior: Gangue de garota atira em taxista
Próximo Texto: Trem e estação são depredados no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.