São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trem e estação são depredados no Rio

Paralisação do sistema revolta passageiros

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O descarrilamento de um vagão de passageiros provocou ontem a paralisação dos cinco ramais de trens suburbanos do Rio. Houve tumulto e quebra-quebra. Um trem e a estação de Engenho de Dentro (zona norte do Rio) foram depredados.
Não houve feridos nem pessoas presas. O tumulto prejudicou a viagem de cerca de 400 mil passageiros, que tiveram de descer em várias estações.
Um trem de oito vagões, com cerca de 200 passageiros, seguia da estação Central do Brasil para Japeri, na Baixada Fluminense. Às 6h45, o último vagão descarrilou próximo à estação Derby Club, em frente ao Maracanã.
Esse vagão bateu em duas estruturas da rede elétrica, provocando um corte de energia. O diretor de produção da Flumitrens (Companhia Fluminense de Trens Urbanos), José Carlos Martins Lopes, 48, disse ter havido "falha mecânica" em uma peça do "truck" -equipamento ligado às rodas, que converte energia elétrica em mecânica.
A região da estação Derby Club concentra os cinco ramais do sistema de trens, com oito linhas eletrificadas. Com a queda de energia, os trens começaram a parar em diferentes estações.
Foi o que bastou para que, em algumas estações, passageiros começassem a gritar e a jogar pedras. O pior incidente ocorreu na estação de Engenho de Dentro. Dois vagões de um trem chegaram a ser incendiados.
Os vidros do trem foram todos quebrados. Uma multidão começou a quebrar janelas da área administrativa da estação. Um orelhão foi arrancado, um quiosque, saqueado e depredado.
"A Polícia Militar só chegou 40 minutos depois", disse o agente de estação Francisco Paiva.
O sistema elétrico foi parcialmente religado, mas o trecho em frente ao Maracanã continuou paralisado. Três linhas seriam normalizadas ontem à noite -e o restante só na noite de hoje.

Texto Anterior: PF prende italiano dono de restaurante
Próximo Texto: Inquérito apura abuso contra Paula Toller
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.