São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
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Boneca de ídolo é arma contra importado

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de bonecas estão apostando no crescimento do mercado. Para driblar a concorrência dos importados, muitos estão lançando produtos com a imagem de astros da TV.
A Baby Brink lançou ontem a boneca Angélica, apresentadora da Globo. Com 90 cm de altura e quatro modelos de roupa, ela deverá custar cerca de R$ 90 nas lojas.
Em março passado, a Grow lançou a Trancinha da Eliana, da apresentadora do SBT. A boneca Florentina, inspirada na música do cantor Tiririca, começou a ser distribuída às lojas de brinquedos nesta semana e deverá estar disponível nos grandes magazines no início de setembro.
Segundo Audir Giovani, diretor comercial da Baby Brink, a boneca Angélica estará até o final da próxima semana na Lojas Americanas, na Lojas Brasileiras e no Mappin.
Para Giovani, o mercado de bonecas grandes não é explorado no país. A empresa investiu R$ 270 mil no projeto e contratou 62 funcionários para trabalhar exclusivamente na fabricação da Angélica.
A apresentadora irá ganhar "royalties" de 6% sobre o valor de fábrica (R$ 65) de cada unidade vendida.
A Baby Brink está fabricando 900 bonecas/dia e já vendeu o equivalente a 30 dias de produção.
A empresa espera vender 100 mil unidades até o final do ano, sendo 35 mil até o Dia da Criança.
"Apesar da crise do setor de brinquedos, não estamos tendo dificuldades. Investir em personagens e artistas brasileiros é a maneira de fugir da concorrência dos importados", diz Giovani.
Os Bonecos Mascote, que cantam hinos de vários times de futebol, são os campeões de venda da empresa. Ela faturou no ano passado R$ 14 milhões e espera atingir R$ 20 milhões em 96.
A apresentadora Angélica afirma que as crianças brincarão com a boneca em um quadro de seu programa na Globo.
A Sulamericana também espera vender 100 mil unidades da boneca Florentina até o final do ano, das quais 40 mil até o Dia da Criança, diz Kiko Smitas, dono da empresa. A Florentina custa R$ 20 no varejo.
O boneco do Tiririca estará nas lojas só em novembro. A empresa está desenvolvendo um chip para que o boneco cante as músicas.
"A indústria que não optar por produtos licenciados, facilmente reconhecidos pelo público, terá dificuldades em competir", diz Smitas, que comercializa também uniformes do Power Rangers.
Estrela
A Estrela também está apostando no crescimento do mercado de bonecas. A empresa relançou em junho a Amiguinha, de 93 cm, e a Bruna, de 68 cm.

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