São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova guerrilha luta contra tchetchenos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tchetchenos pró-Moscou estão formando grupos armados para combater o movimento separatista do país, anunciou ontem o governo tchetcheno aliado da Rússia.
"Cerca de 2.000 tchetchenos estão prontos para iniciar uma resistência armada contra os separatistas", disse Ruslan Matagov, porta-voz do governo pró-Rússia.
Os grupos seriam de Urus Martan e Gudermes, respectivamente a sudoeste e a leste de Grozni, capital da Tchetchênia.
Os moradores destas regiões, segundo Matagov, sempre foram contrários ao movimento separatista do país, iniciado em 1991.
Ontem, soldados russos e rebeldes tchetchenos começaram a deixar Grozni. A retirada é um dos pontos do acordo entre o representante russo para a Tchetchênia, general Alexander Lebed, e o líder rebelde Aslan Maskhadov.
Lebed tentou se encontrar anteontem com o presidente Boris Ieltsin para expor seu plano de paz para a região do Cáucaso, mas não foi recebido. Segundo o general, uma demora nas decisões políticas pode colocar em risco o acordo.

Texto Anterior: Okinawa perde batalha jurídica contra bases militares dos EUA
Próximo Texto: Mobilização para greve fere dez no Paraguai; Hutus ameaçam derrubar aviões em Burundi; Londres faz apreensão de 100 kg de heroína; Libertados 537 por engano no Reino Unido; Britânicos vão estudar asilo a sequestradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.