São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lebed faz acordo e diz que a guerra acabou

Negociador encontra tchetcheno

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general russo Alexander Lebed, que negocia o conflito na Tchetchênia, disse hoje (ontem no Brasil) que chegou, durante a madrugada, a um acordo com os separatistas que pode levar à independência da República Autônoma até o final de 2001.
"É isso, a guerra acabou", proclamou Lebed após a assinatura dos documentos, feita também pelo líder separatista Aslan Maskhadov. A estratégia seria fazer os tchetchenos abdicarem de sua independência por cinco anos. "Então, com a cabeça fria, calma e soberbamente vamos definir nossas relações", disse Lebed após a cerimônia em Khasaviurt, no Daguestão (região vizinha à Tchetchênia).
Os rebeldes da Tchetchênia declararam a independência em 1991. Mas o Kremlin não a reconheceu e enviou tropas três anos depois para reprimi-los. Essa é a questão que Lebed e Maskhadov estão tentando resolver.
"O principal aspecto de seu programa recebeu o apoio de Boris Nikolaiévitch (Ieltsin) ontem (anteontem)", disse o premiê russo, Viktor Tchernomirdin, sobre a proposta de Lebed aceita por Ieltsin.
Lebed também disse ter conversado com o presidente por telefone, mas não deu detalhes do que teria sido discutido.
Um encontro de autoridades do governo russo liderado por Tchernomirdin discutiu os planos de Lebed anteontem e anunciou que precisava de tempo para decidir.
Segundo seus porta-vozes, Ieltsin, 65, está mantendo contato com seu enviado sem ter de encontrá-lo. Eles negam que o presidente esteja doente, mas dizem que Ieltsin precisa descansar.
Ontem, um dos porta-vozes do presidente disse que Ieltsin visitou sua mulher, Naina, que se recupera de uma operação nos rins.
Mais tarde, o presidente teria ainda participado do aniversário de um ano de seu neto. Ieltsin deve mais tarde voltar para Rus, o local onde está passando férias, a 100 km de Moscou.

Texto Anterior: Achada na Noruega a caixa-preta de avião russo
Próximo Texto: Governo e guerrilheiros fazem acordo nas Filipinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.