São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Leão farejador; Humor brasiliense; Derrota virtual; Gente que faz; Avesso franciscano; Regra três; Corpo-a-corpo; Didatismo; Curto-circuito; Lugar de honra; Sequela eleitoral; Opção de esquerda; Destino final; Dormindo com o inimigo; Tentando se cacifar

Leão farejador
A Receita Federal começou a investigar o Imposto de Renda dos acionistas controladores do antigo Banco Nacional. Há suspeita de sonegação fiscal. Serão cruzadas as declarações de renda pessoa física e pessoa jurídica.

Humor brasiliense
Piadinha que circula no Congresso sobre o filme "Independence Day": "Enquanto o presidente americano acaba com os extraterrestres, o nosso mal dá conta dos sem-terra".

Derrota virtual
Celso Pitta (PPB) abriu sua página na Internet para uma prévia simulada. Até a madrugada de ontem, 1.015 pessoas haviam votado. Para surpresa do candidato, Erundina (PT) liderava com 396 votos. Pitta tinha 259.

Gente que faz
Frase do prefeito Paulo Maluf, comentando o fato de ter feito a maioria de suas obras viárias nas regiões mais ricas da cidade: "Sabe qual será a leitura disso? O povo vai dizer 'O Maluf fez"'.

Avesso franciscano
Criticado por Ruth Escobar, Francisco Weffort (Cultura) disse a amigos não ter entendido bulhufas. Acha que a atriz é mal-agradecida, pois o ministério tem apoiado todas as suas "milionárias" iniciativas.

Regra três
O PFL liberou Inocêncio Oliveira (PE) a cabalar votos para a presidência da Câmara. Se não vingar um acordo para ACM presidir o Senado, o partido não vai ceder o cargo de Luís Eduardo Magalhães para o PMDB.

Corpo-a-corpo
O líder Michel Temer (PMDB-SP) inicia a partir do dia 10 de setembro contatos com deputados de oposição e da base governista para fazer campanha à presidência da Câmara.

Didatismo
A Associação Brasileira de Energia Nuclear diz que livros didáticos distribuídos em São Paulo têm erros científicos. A Aben já informou a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Curto-circuito
O excesso de líderes no Congresso começa a dar problemas a FHC. Benito Gama (PFL-BA) e Élcio Álvares (PFL-ES) se queixaram ao presidente de José Roberto Arruda (PSDB-DF). Todos trombaram na votação do ICMS.

Lugar de honra
Escalada para sacrifício, a candidata do PSDB à Prefeitura de Fortaleza, Socorro França, teve um bom motivo para encarar o favoritismo de Juraci Magalhães: deve ser promovida a desembargadora, após as eleições.

Sequela eleitoral
Após as eleições, FHC vai precisar de muito charme para cicatrizar feridas de campanha. Gerson Camata (PMDB-ES), por exemplo, não perdoa os ataques que os tucanos de Vitória têm feito a Rita Camata, sua mulher.

Opção de esquerda
O governador Vitor Buaiz (ES) acha que o PT pode não ter candidato próprio em 98. "Primeiro é preciso viabilizar uma coligação de centro-esquerda. Depois, buscar o nome mais viável, não necessariamente do PT."

Destino final
Pelo menos três ministros não procuram mais Malan (Fazenda) para resolver problemas. Vão direto ao secretário-executivo, Pedro Parente. Economia de tempo. Pela hierarquia, acabavam no mesmo lugar.

Dormindo com o inimigo
A eleição de Antônio Imbassahy (PFL) para a Prefeitura de Salvador vai reforçar a tropa de choque de Maluf na Câmara: José Lourenço, suplente do candidato a vice de Imbassahy, assume em caráter definitivo.

Tentando se cacifar
Tradicional aliado do governo e candidato a uma vaga no ministério, Íris Resende (PMDB-GO) começou a falar como Paes de Andrade. "A convenção do PMDB sobre a reeleição precisa ser respeitada", diz.

TIROTEIO
Do filósofo Paulo Arantes, ao responder, durante uma conferência sobre Marx realizada na última sexta-feira na USP, se considerava Fernando Henrique Cardoso um político neoliberal:
- Não acredito que ele seja neoliberal. Talvez ainda seja marxista, o que depõe contra o marxismo. Ele acredita no desenvolvimento das forças produtivas, acha que as alianças com a direita são necessárias e aposta que o Brasil vai tirar uma casquinha no processo de globalização. É um leninista convicto.

Próximo Texto: Baixa voltagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.