São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
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PSDB acusa favorecimento a Conde

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O líder das pesquisas no Rio, Luiz Paulo Conde (PFL), nos primeiros 22 dias de campanha na televisão, apareceu mais que os adversários em anúncios nos intervalos dos campeões de audiência do horário nobre da Rede Globo: a novela "O Rei do Gado" e o "Jornal Nacional".
Segundo levantamento elaborado pela empresa Video Clipping, a pedido da cúpula do PSDB, enquanto Conde apareceu 22 vezes nos dois horários somados, Sérgio Cabral Filho (PSDB) teve 19 anúncios veiculados; Chico Alencar (PT), 15; Miro Teixeira (PDT), 12; e Sérgio Arouca (PPS), 1.
A chapa "O Melhor para o Rio" (PSDB-PMDB-PTB- PSD-PSC-PL-PPB), de Cabral, tem, para dividir em inserções, 10 min; o PFL, 6min16, o PT e a chapa Unidade Popular (PDT-PSB-PC do B), cada um, 3min45.
Na época examinada, Conde, candidato do prefeito Cesar Maia à Prefeitura do Rio, passou da quarta para a primeira posição nas pesquisas eleitorais.
Segundo o Ibope, os dois programas da Globo são líderes de audiência nos respectivos horários.
Na semana de 5 a 11 de agosto, por exemplo, a novela atingiu, no Grande Rio, 48% de audiência, o que equivale a 1.189.000 domicílios. O telejornal teve um pouco menos: 46%, o mesmo de 1.137.000 casas com televisores sintonizados no programa.
A lei 9.100/95 ordena que as inserções sejam distribuídas igualmente ao longo de quatro blocos de horários. Nem todos os candidatos têm direito ao mesmo número de anúncios por dia.
Segundo a Video Clipping, Conde, no período, apareceu 13 vezes nos intervalos da novela e 9 nos do "JN". Cabral Filho, 14 no "Rei do Gado" e 5 no jornal. Chico Alencar teve 9 inserções na novela e 6 no noticiário. Já Miro Teixeira foi ao ar, respectivamente, 8 e 4 vezes.
O quinto colocado na disputa, Sérgio Arouca (PPS), no período examinado, apareceu apenas uma vez nos horários pesquisados: dia 2 de agosto, em um intervalo de "O Rei do Gado".
Em quatro dias -6, 12, 21 e 22 de agosto- o pefelista apareceu duas vezes, 1 em intervalos de cada um dos 2 programas. Alencar teve duas inserções em cada um dos dias 14 e em 24 de agosto, Cabral, no dia 7, e Miro, no dia 13.
Nos dias em que houve propaganda eleitoral nos dois programas no período, Conde só não apareceu nos dias 16 e 19; Cabral, 9 e 21; Alencar, nos dias 6, 7, 8, 16, 17, 22 e 23; e Teixeira esteve ausente do horário em 2, 3, 5, 7, 9, 10, 15, 17 e 22 de agosto.
O número de inserções varia proporcionalmente ao tamanho das bancadas dos partidos ou coligações que apóiam os candidatos a prefeito. Cada inserção pode ter 30 ou 60 segundos. Ao todo, 30 minutos diários da propaganda eleitoral são divididos dessa maneira entre os candidatos.
A lei 9.100/95 estabelece, em seu artigo 56, parágrafo 4º, inciso 2, que a distribuição dos anúncios deve levar em conta os blocos de audiência entre as 8h e 12h; 12h e 18h; 18h e 21h; e 21h às 24h. O texto diz ainda que, em cada intervalo da programação normal, haverá só uma inserção da propaganda eleitoral, e que nenhum partido terá mais de dez anúncios por dia.

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