São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996 |
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PSDB acusa favorecimento a Conde
WILSON TOSTA
Segundo levantamento elaborado pela empresa Video Clipping, a pedido da cúpula do PSDB, enquanto Conde apareceu 22 vezes nos dois horários somados, Sérgio Cabral Filho (PSDB) teve 19 anúncios veiculados; Chico Alencar (PT), 15; Miro Teixeira (PDT), 12; e Sérgio Arouca (PPS), 1. A chapa "O Melhor para o Rio" (PSDB-PMDB-PTB- PSD-PSC-PL-PPB), de Cabral, tem, para dividir em inserções, 10 min; o PFL, 6min16, o PT e a chapa Unidade Popular (PDT-PSB-PC do B), cada um, 3min45. Na época examinada, Conde, candidato do prefeito Cesar Maia à Prefeitura do Rio, passou da quarta para a primeira posição nas pesquisas eleitorais. Segundo o Ibope, os dois programas da Globo são líderes de audiência nos respectivos horários. Na semana de 5 a 11 de agosto, por exemplo, a novela atingiu, no Grande Rio, 48% de audiência, o que equivale a 1.189.000 domicílios. O telejornal teve um pouco menos: 46%, o mesmo de 1.137.000 casas com televisores sintonizados no programa. A lei 9.100/95 ordena que as inserções sejam distribuídas igualmente ao longo de quatro blocos de horários. Nem todos os candidatos têm direito ao mesmo número de anúncios por dia. Segundo a Video Clipping, Conde, no período, apareceu 13 vezes nos intervalos da novela e 9 nos do "JN". Cabral Filho, 14 no "Rei do Gado" e 5 no jornal. Chico Alencar teve 9 inserções na novela e 6 no noticiário. Já Miro Teixeira foi ao ar, respectivamente, 8 e 4 vezes. O quinto colocado na disputa, Sérgio Arouca (PPS), no período examinado, apareceu apenas uma vez nos horários pesquisados: dia 2 de agosto, em um intervalo de "O Rei do Gado". Em quatro dias -6, 12, 21 e 22 de agosto- o pefelista apareceu duas vezes, 1 em intervalos de cada um dos 2 programas. Alencar teve duas inserções em cada um dos dias 14 e em 24 de agosto, Cabral, no dia 7, e Miro, no dia 13. Nos dias em que houve propaganda eleitoral nos dois programas no período, Conde só não apareceu nos dias 16 e 19; Cabral, 9 e 21; Alencar, nos dias 6, 7, 8, 16, 17, 22 e 23; e Teixeira esteve ausente do horário em 2, 3, 5, 7, 9, 10, 15, 17 e 22 de agosto. O número de inserções varia proporcionalmente ao tamanho das bancadas dos partidos ou coligações que apóiam os candidatos a prefeito. Cada inserção pode ter 30 ou 60 segundos. Ao todo, 30 minutos diários da propaganda eleitoral são divididos dessa maneira entre os candidatos. A lei 9.100/95 estabelece, em seu artigo 56, parágrafo 4º, inciso 2, que a distribuição dos anúncios deve levar em conta os blocos de audiência entre as 8h e 12h; 12h e 18h; 18h e 21h; e 21h às 24h. O texto diz ainda que, em cada intervalo da programação normal, haverá só uma inserção da propaganda eleitoral, e que nenhum partido terá mais de dez anúncios por dia. Texto Anterior: Secretário vê duplo emprego Próximo Texto: Globo diz ter aval da Justiça Índice |
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