São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996 |
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Engarrafamento dobra com fim do rodízio
ROGERIO SCHLEGEL
O principal motivo foi a volta de cerca de 600 mil carros às ruas, depois do final da restrição de circular, na sexta-feira passada. Obras e acidentes colaboraram para a marca -inferior ao recorde já registrado na cidade, de 241,9 quilômetros de lentidão, no dia 28 de junho, uma sexta-feira. No pico da tarde, às 19h30, a cidade teve 167,2 quilômetros de lentidão. Durante o rodízio, as segundas tiveram pico de 83 quilômetros em média. A maior marca de todo agosto foi 145 quilômetros de congestionamentos, no dia 15. Houve piora mesmo em relação às segundas de junho, período de aulas anterior à operação. Na média, as segundas daquele mês tiveram 108,3 quilômetros de pico. Piora à tarde As obras no segundo túnel Ayrton Senna, no Ibirapuera (zona sul) foram um complicador adicional ao trânsito. Por causa delas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou o acesso da avenida 23 de Maio para a rua Sena Madureira. Pela manhã, o pico de lentidão na cidade já atingia 97,8 quilômetros, às 9h30. Essa extensão representa 76% mais que a média das segundas do rodízio e 20% acima das segundas de junho. Por volta das 15h20, acidente com uma betoneira na marginal Pinheiros, sentido Santo Amaro-Lapa, próximo à ponte Cidade Jardim (zona sul), contribuiu para piorar o trânsito. O motorista do veículo ficou preso nas ferragens, e foi preciso interditar completamente a pista local da marginal para o trabalho de resgate. O congestionamento atingiu dez quilômetros e refletiu nas avenidas Bandeirantes e no Itaim. A previsão é que os congestionamentos venham a se repetir nessa escala hoje. A interdição do acesso à avenida Sena Madureira prossegue até sexta, e a CET recomenda aos motoristas que evitem a área. Poluição cai A poluição caiu pouco ontem, em comparação com a sexta-feira passada, último dia do rodízio. Na sexta, a qualidade do ar foi boa em 8 estações e regular em 14. No final de semana, houve condições favoráveis para dispersão de poluentes, com chuva e ventos, o que explica a melhora. Segundo os organizadores do rodízio, fatores meteorológicos podem ser determinantes para redução ou aumento da poluição. Texto Anterior: Doença mata 700 mil/ano Próximo Texto: Feldmann promete maior rigor Índice |
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