São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feldmann promete maior rigor

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse ontem que pretende intensificar já as blitze da Operação Caça-Fumaça, que combate a emissão de poluentes por veículos a diesel.
Neste ano, a operação já autuou cerca de 50 mil veículos.
"Essa é uma das formas adequadas de coibir a emissão de material particulado por ônibus e caminhões. Não faria sentido incluí-los no rodízio", afirmou.
O secretário disse que os caminhões têm um papel diferente dos automóveis na economia, porque o transporte de mercadorias é basicamente rodoviário no Brasil.
"Não se pode simplesmente impedi-los de circular, porque isso tem impacto no abastecimento", explicou na semana passada.
Operacionalmente, disse, sua inclusão traria problemas pela dificuldade em cobrar eventuais multas por desrespeito à restrição.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, perto de um terço dos 350 mil caminhões que circulam diariamente pela Grande São Paulo é de outros Estados.
Como os departamentos estaduais de trânsito não têm sistemas interligados, haveria grande chance de as multas não chegarem, e os caminhões ignorarem a proibição.
No caso dos ônibus, ele afirma que não faria sentido tirá-los da rua justamente quando é preciso reforçar o transporte coletivo para atender aos motoristas que deixavam seu carro em casa.
"Estou seguro de que agimos certo nos dois casos", conclui.

Texto Anterior: Engarrafamento dobra com fim do rodízio
Próximo Texto: USP vai pesquisar efeitos da poluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.