São Paulo, terça-feira, 3 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coates leva William Blake para o século 21

KATIA CANTON
ESPECIAL PARA A FOLHA

O espetáculo propõe uma instigante heresia: transportar o pintor-poeta William Blake (1757-1827) da Inglaterra do século 18 para o Brasil do final do século 20. Usa, para tanto, possibilidades tecnológicas que antecipam o século 21.
Pois o californiano George Coates, 44, realiza o pecado em grande estilo e oferece ao público de São Paulo a estréia mundial de "20/20 Blake: a Virtual Show".
"O número 20/20 refere-se aos meus 20 anos de direção teatral e ao fato de este ser o meu 20º espetáculo", diz Coates.
São 86 minutos de uma imperdível viagem místico-futurista, em que o público é convidado a embarcar, com o auxílio de óculos para visão em 3-D (terceira dimensão).
"Não creio que se trata de um espetáculo tecnológico. Trata-se de um requiém de sensações. Uso óculos em 3-D, que é algo antigo, tem cem anos."
Rua Blake
O projeto do espetáculo começou indiretamente em 1976, quando Coates, ex-ator teatral vivendo em Berkeley, Califórnia, resolveu abrir um teatro experimental na rua em que morava, que se chamava Blake. Criou seu primeiro espetáculo e intitulou-o "2019 Blake".
A idéia era simplesmente orientar a potencial platéia, já que aquele endereço era um tanto quanto escondido. Mas, após a estréia, espectadores foram discutir com ele a relação entre um personagem que carregava um gravador no palco e aspectos intrínsecos à obra de William Blake, o artista profético do século 18.
"Meio sem querer, William Blake não saiu mais de minha cabeça desde então", diz Coates que, só agora, instalado permanentemente numa ex-catedral no Civic Center, em São Francisco, com companhia estável que leva o nome de "George Coates Performance Works", sentiu que era o momento de homenagear o polêmico e revolucionário mestre.
"William Blake acreditava que todo ser humano era divino e que Cristo era um artista. O espetáculo faz uma homenagem a sua força visionária."

Peça: 20/20 Blake: A Virtual Show
Direção: George Coates
Quando: de 4 a 8 de setembro. Qua a sáb., às 21h; dom., às 19h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 288-0136)
Quanto: R$ 25

Texto Anterior: Exposição retrata mulheres africanas
Próximo Texto: "U Fabuliô" falseia circo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.