São Paulo, sábado, 7 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT faz desfile paralelo como protesto

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dentro da programação das manifestações do "Grito dos Excluídos", promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a CUT (Central Única dos Trabalhadores) vai promover no Sete de Setembro em Brasília o "Desfile dos Excluídos".
O protesto terá a participação de sem-terra, sem-teto, índios e deficientes físicos.
O desfile será aberto por um sósia do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Esse sósia irá desfilar em uma carroça no terminal rodoviário da cidade, em frente à Esplanada dos Ministérios.
Protesto
O presidente da CUT do Distrito Federal, José Zunga Alves de Lima, disse que o protesto será realizado propositalmente no mesmo horário do desfile militar oficial.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 200 manifestantes.
Segundo o sindicalista, o desfile é a contribuição da CUT e de várias entidades civis ao protesto "Grito dos Excluídos", da CNBB.
Além da CUT, Zunga disse que o protesto em Brasília contará com a participação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Ironia
"Essas pessoas são excluídas, mas fazem parte da pátria. Isso não é deboche. É uma ironia para acabar com a militarização do Dia da Pátria", disse o presidente da CUT-DF, referindo-se ao desfile militar que conta com a presença do presidente da República.
Ele não calculou ainda os custos do protesto, mas disse que serão reduzidos porque não se trata de uma manifestação de massa.
A despesa maior, segundo o sindicalista, será com o frete de ônibus para trazer os manifestantes das cidades-satélites do Distrito Federal.
"Reage Brasil"
Ainda neste mês, a CUT planeja realizar também o protesto que denominou "Reage Brasil".
A entidade pretende paralisar as atividades de estudantes e trabalhadores para a discussão de problemas nacionais e de cada categoria.

Texto Anterior: ONGs fazem ato em Belém
Próximo Texto: Apresentação de 'O Guarani' é destaque do Sete de Setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.