São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Contra-ataque malufista; Passo de tartaruga; Aparando arestas; Palavra de ordem; Gato escaldado; A conferir; Bode na sala; Rota do gás; Reta final; Trabalho no Mercosul; Ajuste fino; Mera coincidência; Chumbo quente; Controle remoto; Versão oficial; Mistério no cerrado; Visita à Folha

Contra-ataque malufista
Maluf reuniu a cúpula do PPB anteontem em sua casa. A estratégia sobre reeleição é não partir para o confronto. O partido indicará os membros da comissão, mas demorará muito a fazê-lo. A Executiva se reúne hoje.

Passo de tartaruga
Esperidião Amin brinca que o PPB desencadeou a "Operação Mahatma Gandhi: Resistência Passiva". O partido se esforçará para alongar a tramitação da emenda, forçando PFL e FHC a se desgastarem ao apressá-la.

Aparando arestas
Amin ponderou -na reunião com Maluf, Odelmo Leão, Delfim Netto e Epitácio Cafeteira- que não indicar os membros da comissão da reeleição "seria fazer o jogo do PFL" e abrir a porta para um racha agora no PPB.

Palavra de ordem
Junto com o PPB, os partidos de esquerda devem entoar o seguinte coro: "Por que a reeleição é tão urgente para o país? Há reformas a serem votadas? Qual a pressa, se a eleição é em 98?".

Gato escaldado
Maluf, que quer dificultar o trâmite da reeleição, tem dito: "De minha parte, não transformarei esse assunto em um novo Colégio Eleitoral". E torce para que Planalto e aliados o façam.

A conferir
Um interlocutor de FHC, jura que os gerentes dos 42 projetos do planto de metas serão somente técnicos. "São os ministros que farão a indicação, senão é explosão na certa", diz.

Bode na sala
Enquanto todos discutiam a reeleição, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou ontem por unanimidade o projeto de emenda instituindo o parlamentarismo. O autor é Eduardo Jorge (PT-SP).

Rota do gás
Cuiabá (MT) terá extensão do gasoduto de fornecimento de gás natural da Bolívia, um dos 42 projetos do plano de metas. O trecho, não previsto no projeto original, terá cerca de 700 km. E deve custar US$ 150 milhões.

Reta final
O PT vai tirar os vereadores do horário na TV. Só fica Erundina.

Trabalho no Mercosul
Sindicalistas dos Estados Unidos, Canadá, Caribe e América do Sul (inclusive Brasil) vão conversar com FHC na sexta. Na pauta, os problemas trabalhistas provocados pela formação dos blocos econômicos.

Ajuste fino
Luís Eduardo Magalhães, que quer votar a reeleição em dezembro, já admite fazê-lo em janeiro, com convocação extraordinária. É a saída para o caso de PMDB e PPB não contornarem o veto para tratar do assunto neste ano.

Mera coincidência
Pinotti, candidato do PMDB, vai dizer na TV que Pitta (PPB), que é carioca, não tem nem time de futebol em São Paulo. Serjão (Comunicações) tem falado a mesma coisa. Querem ver se cola no eleitorado jovem paulistano.

Chumbo quente
De Arthur Virgílio (AM), secretário-geral do PSDB: "O Fura-Fila do Pitta vende uma idéia safadinha. É a Lei de Gerson. Passa a perna em quem está na fila e passa a perna no eleitor".

Controle remoto
Na noite de segunda, Genoino (PT) ligou a televisão e deu com uma entrevista de Delfim. Mudou de canal e viu Serjão. Optou pelo filme "O Golpe de Mestre", exibido no mesmo horário.

Versão oficial
De José Serra, candidato do PSDB a prefeito de São Paulo: "Estarei no segundo turno. E minha campanha de TV será dirigida por Geraldo Walter".

Mistério no cerrado
Ao contrário do que falam líderes governistas, o secretário Pedro Parente (Fazenda) diz que não articulou o fim da guerra fiscal no projeto do ICMS. "Não faço conluio com certas regiões em detrimento de outras.".

Visita à Folha
O cônsul-geral da Índia, R. Viswanathan, visitou ontem a Folha.
*
O empresário Pacifico Paoli visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
De Delfim (PPB), sobre Serjão (Comunicações) dizer que ele se transformou em "garoto de recados do Maluf":
- Ele é o arauto do monarca. O defensor da reeleição, que é um crime perfeito, sem cadáver e sem autor.

Próximo Texto: Vale qualquer coisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.