São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Voto na frente; Aliados divididos; Dono do troféu; Revés inesperado; Dourando a pílula; Rede de intrigas; Trabalho em equipe; Fortalecendo o inimigo; Mui amigo; Água eleitoral; Idéia de gênio; Primeira classe; Revide malufista; Agente duplo; Baixando a bola; Polvo americano; Ataque petista

Voto na frente
FHC e Luís Eduardo Magalhães definiram que a reforma ministerial fica para fevereiro. Será a última etapa do pacotaço que inclui reeleição e presidências da Câmara e Senado. O presidente optou pela tese pefelista.

Aliados divididos
O PMDB queria fazer a reforma ministerial antes de votar a reeleição. Para evitar ser traído após dar o que FHC mais quer e para poder negociar mais. O PFL entendeu e alertou o presidente.

Dono do troféu
Luís Eduardo Magalhães (PFL), que está obcecado para votar a reeleição enquanto é presidente da Câmara, ficou contrariado por não conseguir contornar decisões do PMDB e PPB proibindo tratar do tema em 96.

Revés inesperado
Apesar de ter sua tese adotada por FHC, o PFL contabiliza uma derrota no tema reeleição. Forçou a barra para votar até 15 de dezembro, o que é improvável. Deixará circulando um assunto desgastante para o governo.

Dourando a pílula
A ordem de FHC é tirar os holofotes da reeleição. Vai revestir a tese como "um movimento da sociedade". Para evitar dar a Maluf o discurso de que a emenda é apenas em benefício próprio.

Rede de intrigas
No Planalto, Inocêncio Oliveira é considerado carta fora do baralho para presidir a Câmara. O líder pefelista cobiça a pasta de Jatene (Saúde) como um prêmio de consolação muito animador.

Trabalho em equipe
Alcides Saldanha (Transportes) está satisfeito com as verbas que serão liberadas para seu ministério. Pediu ao secretário-executivo, José Luiz Portella, um plano de inaugurações de obras para o próprio FHC comparecer.

Fortalecendo o inimigo
Caiu muito mal no PSDB a provável ida do senador Gilberto Miranda do PMDB para o PFL.

Mui amigo
Paes de Andrade propôs um acordo a Michel Temer. A bancada indica os dois para concorrer em plenário à presidência da Câmara. Quem perder apóia o outro em eventual 2º turno.

Água eleitoral
O senador Gerson Camata (PMDB) apelou ao além para fazer chover no Espírito Santo. Enviou mapa à medium Adelaide Scritori, da Fundação Cacique Cobra Coral, mostrando áreas de seca no norte do Estado.

Idéia de gênio
Em um recente congresso de brasilianistas em Londres, um diplomata do Itamaraty disse que a embaixada distribuirá panfletos em escolas primárias e financiará quatro cadeiras em universidades inglesas. Para vender a imagem do Brasil.

Primeira classe
O PSDB esbanja saúde financeira. Os tucanos alugaram um jatinho para a peregrinação que Teotonio Vilela Filho (AL) e Arthur Virgílio (AM) fazem pelo país apoiando nomes do PSDB.

Revide malufista
Respondendo aos outdoors com Serra, Covas e FHC, o PPB colocará em São Paulo o mesmo tipo de propaganda com Pitta e Maluf. Os dizeres são: "Eles prometem, a gente faz".

Agente duplo
Curiosamente, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) põe o governador Jaime Lerner (PDT-PR) em duas listas de candidatos para 98. Em uma governista e em outra de uma frente de oposição de centro-esquerda.

Baixando a bola
Temendo fracasso de público, o PT desistiu do tradicional comício de encerramento de campanha no centro de São Paulo. Vai fazer comícios diários nos redutos do partido na periferia.

Polvo americano
A extensão do gasoduto Brasil-Bolívia até Cuiabá servirá à Enron Eletric Power. A empresa americana está construindo um usina termoelétrica na cidade que terá capacidade de 400 megawatt/hora a partir de 98.

Ataque petista
De José Dirceu, presidente do PT: "Em vez de ficar escrevendo teses, o Gustavo Franco (diretor do BC) deveria viajar pelo Brasil real. Alagoas está em decomposição social. O governo está liquidando os Estados".

TIROTEIO
De Delfim (PPB-SP), sobre a emenda da reeleição de FHC:
- Durante todo o regime militar, nunca um general pediu para ter uma segunda chance.

Próximo Texto: Tiro pela culatra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.