São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
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Professora critica nova lei

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova lei que regula a propaganda de bebida alcoólica na TV, aprovada dois meses atrás, não significou nenhum avanço em relação à situação anterior.
A avaliação é da professora Ilana Pinsky, do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. A nova lei só estabelece horários para publicidade de bebidas com graduação alcoólica acima de 13%, deixando de fora cervejas e vinhos.
A propaganda de destilados -como uísques, vodcas e cachaças- fica restrita ao horário das 21h às 6h, o que já determinava o próprio Conar, órgão que auto-regulamenta a publicidade.
Ilana é autora de uma tese que analisou 80 horas de programação de TV no horário nobre dos canais Globo e SBT, três anos atrás.
O estudo revelou que bebidas alcoólicas são o produto mais anunciado nas vinhetas dessas TVs entre 20h e 23h. Entre as propagandas desse horário, o álcool ocupa 4,6% do tempo publicitário, mais do que cigarros e refrigerantes.
Estudos da Organização Mundial da Saúde mostram que o consumo de álcool está diretamente ligado à propaganda.
(AB)

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