São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os distúrbios

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os distúrbios psiquiátricos mais comuns são alcoolismo, depressão e transtornos de ansiedade, que incluem além de crise de ansiedade, pânico, fobias e manias.
A depressão é considerada hoje como uma doença séria e que interfere de maneira nociva na vida do doente. Os principais sintomas são insônia, tristeza persistente, desânimo, alteração no apetite, fadiga, falta de energia, baixa produtividade e perda de prazer.
A diferença de um estado depressivo e de uma crise está na identificação de pelo menos cinco dos oito sintomas, que se manifestam, pelo menos, por duas semanas, de acordo com uma escala criada pelo médico inglês Stwart Montgomery, no final da década de 70.
Concentração
Os transtornos de ansiedade provocam estados de excitação e medos. O paciente que tem esses transtornos tem dificuldade de concentração, mal-estar físico, angústia e sensações desagradáveis como a taquicardia -batimento cardíaco acelerado- tensão e perturbações estomacais.
Os estados de ansiedade como pânico e fobias podem impedir a pessoa de sair de casa ou exercer determinadas funções.
Uma pessoa com síndrome do pânico pode, por exemplo, vivenciar o terror de sair de casa com medo de morrer.
A ansiedade, por outro lado, pode estar relacionada à depressão. Isso acontece quando o doente alterna estados de apatia profunda com euforia exagerada.
Esquizofrenia
Outras doenças psiquiátricas mais graves são a esquizofrenias e psicoses.
Esses males são mais raros e, em geral, impedem o desempenho normal do doente em sociedade.
São os casos que mais comumente requerem internações e cuidados mais especiais.
As dependências -de álcool, drogas e mesmo cigarro- também são considerados distúrbios psiquiátricos.
No caso do alcoolismo, seja abuso ou dependência, o indivíduo tem prejuízos físicos e pode ter a capacidade produtiva reduzida.
(NR)

Texto Anterior: Depressão tira funcionário do trabalho
Próximo Texto: São Paulo terá dois congressos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.