São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínicos devem ser treinados

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Antonio Egidio Nardi, 36, uma das maneiras de combater a depressão é manter programas de educação para os clínicos.
Ele é o autor do livro "Psiquiatria e Doença Mental", que pretende ser um manual para médicos não-especializados em psiquiatria.
"O número de pessoas que têm algum distúrbio mental é maior que o de psiquiatras disponíveis. O clínico precisa estar preparado para identificar os sintomas das doenças como a depressão", diz.
Segundo Nardi, hoje é possível clínicos atuarem no diagnóstico de distúrbios psiquiátricos, porque existe padronização dos sintomas.
"Há algum tempo o diagnóstico dependia muito do psiquiatra. Hoje, como em outras doenças, há um quadro de sintomas definido."
O livro foi escrito a partir da experiência do psiquiatra e outros dois colegas com um curso da UFRJ. A disciplina pretende ensinar os estudantes que não vão se especializar em psiquiatria a diagnosticar a depressão.
"O papel do psiquiatra continua a existir e é muito importante. As depressões maiores e outros distúrbios ainda precisam do acompanhamento do especialista, mas o ideal é combater as doenças o mais precocemente possível."

Livro: Psiquiatria e Saúde Mental
Autores: Antonio Egidio Nardi, Eustachio Portella Nunes e João Romildo Bueno Editora: Atheneu
Páginas: 279
Preço: R$ 57

Texto Anterior: São Paulo terá dois congressos
Próximo Texto: Cresce venda de calmantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.