São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo refaz parcerias na TV por cabo

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Globo está fazendo uma completa reestruturação em seus empreendimentos de TV paga por cabo. As mudanças envolvem troca de ações com seus dois principais parceiros nesse mercado: RBS e Multicanal.
A reestruturação foi divulgada no mercado financeiro dos Estados Unidos pelo banco Lazard Frères e pela corretora Merrill Lynch.
As duas instituições coordenam um lançamento de títulos da Multicanal naquele país, no valor de US$ 185 milhões.
Crise
A reestruturação começou depois da crise havida, em abril último, entre a Globo e seus sócios na Multicanal: o empresário Antônio Dias Leite Neto e o fundo GP Investimentos, ligado ao Banco Garantia.
Na época, a Globo chegou a se retirar da Multicanal, mas os sócios acabaram se reconciliando e dividindo a gestão da empresa.
Até então, a Globo tinha 30% do capital da Multicanal e não participava de sua administração. Agora, cada um dos sócios tem um terço do capital e influencia igualmente nas decisões.
Pelas informações divulgadas no mercado norte-americano, o episódio de abril desencadeou uma mudança profunda no relacionamento societário entre a Globo e seus parceiros e no próprio posicionamento da Globo no segmento de TV por cabo.
Correlação de forças
As alterações começam pela Net Brasil. A empresa havia sido criada pela Globo para fornecer programação para operadoras de TV por cabo. No entanto, nos últimos tempos, vinha adquirindo ações de empresas concessionárias de TV por cabo.
A partir de agora, ela deixa de ser acionista direta de operadoras e passa a se dedicar ao fornecimento de programação e ao trabalho de assessoria de mercado às empresas que atuam com a marca Net, pelo sistema de franchising (franquia).
Mudou também a correlação de forças entre os sócios da Net Brasil. Antes, a Globo Cabo (holding da família Marinho para as operações com TV a cabo) tinha 68% das ações da empresa, enquanto a RBS (Rede Brasil Sul, da família Sirotsky) tinha 20% e a Multicanal, apenas 12%.
Agora, Multicanal e RBS passam a ter a mesma força na Net Brasil: 20% das ações cada uma. A Globo diminuiu sua participação direta na empresa de 68% para 60%.
Posições acionárias
As mudanças maiores vão acontecer no jogo de xadrez das posições acionárias que a Globo possui nas operadoras de TV a cabo.
A RBS passará a se concentrar na região Sul do país, enquanto a Multicanal fortalecerá suas posições nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo o documento divulgado nos Estados Unidos e obtido pela Folha, a Multicanal vai se retirar do Rio Grande do Sul e passar para a empresa DR Sul (holding formada pela RBS e pela Globo) todas as ações que possui (34%) em oito operadoras de TV por cabo naquele Estado.
A RBS, por sua vez, receberá metade das ações da Globo (45%) na empresa HTV Comunicações.
Com isso, a família Sirotsky se tornará acionista de mais quatro operadoras de TV a cabo no Paraná: em Curitiba, Londrina, Umuarama e Maringá.
O rearranjo entre a Globo e a RBS será completado com uma pequena redução da participação dos Sirotsky (de 25% para 20%) na operadora de TV por cabo Net São Paulo.

Texto Anterior: Empresa faz contatos nos EUA
Próximo Texto: Multicanal é reforçada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.