São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gene ajuda criação de flores

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Andy Coghlan publica e comenta em "New Scientist" resumo das pesquisas realizadas no John Innes Centre sobre a ação dos genes saltadores na vida das flores. Esses genes são fragmentos de matéria genética que saltam ao acaso no genoma, provocando mutação nos genes em que pousam.
O cravo só se desenvolve na ponta da haste, e a boca-de-leão apenas nas partes laterais dela. Acontece que uma boca-de-leão mutante floriu na ponta da haste, o que levou Enrico Coen e Rosemay Carpenter, daquela instituição, à descoberta de um novo gene, o "cen" ou "centroradialis", que veio esclarecer fatos do desenvolvimento da planta e ajudará na criação de flores diferentes, se se fizer o gene "cen" pular de uma espécie a outra.
O "cen" impede que a boca-de-leão se forme no ápice da haste, o que provavelmente resulta de alguma interferência no gene que deveria produzir flor, segundo estudo publicado na Nature (379, 791).
Os pesquisadores observaram também que a função do "cen" é muito próxima da de outro gene, chamado "flo" ou "floricula", que deflagra a floração. Sem ele, a boca-de-leão não produz flores nem no ápice nem nas partes laterais.
O gene "flo", na boca-de-leão, se manifesta primeiro, provocando o florescimento das partes laterais. Acreditam os especialistas que ele mande sinal ao "cen" para que ele atue na região da ponta.
A descoberta do "cen" talvez esclareça fatos da evolução vegetal. Sempre se acreditou que as plantas primitivas crescem até formar sua flor apical. Daí surgiu uma teoria segundo a qual as plantas capazes de parar de florir no ápice vieram depois. Do ponto de vista evolucionário, isso lhes permitiria crescer mais e formar seus botões por maior período.

Texto Anterior: Renda de estudo paga pesquisa genética
Próximo Texto: Sesc comemora cinquentenário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.