São Paulo, domingo, 15 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um Vietnã na Internet

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

Uma igreja contra uma rede de computador -Philip K. Dick ou Arthur Clarke não fariam melhor. A igreja da Cientologia enfrenta a Internet há dois anos, num feudo em que as armas vão de programas de computador traiçoeiros a hackers e advogados milionários.
Quando um serviço da Internet fechou as portas, há uma semana, poucos se aperceberam de que se tratava de uma discreta vitória da Cientologia. Johan Helsingius, um finlandês conhecido dos usuários mais antigos da rede, deixou de operar um computador que garantia a quem quisesse a possibilidade de mandar mensagens anônimas.
Helsingius teve sua casa invadida em fevereiro do ano passado pela polícia finlandesa. A busca foi um dos muitos pedidos pela Cientologia, que acusou uma série de ex-cientologistas e anticientologistas de distribuírem na Internet material cujos direitos autorais pertencem à igreja.
O verdadeiro começo da história foi em 91, quando, Scott Goehring, por piada e por querer criar um espaço para "divulgar a verdade" sobre a Cientologia, criou o grupo alt.religion.scientology. No final de 94, algumas mensagens começaram a desaparecer misteriosamente do fórum.
Chris Schafmeister, um ativo anticientologista, escreveu um programa que apelidou de Lazarus, para descobrir o que estava acontecendo. A igreja tinha colocado um outro programa, que cancelava mensagens que supostamente estariam infrigindo copyright, copiadas dos arquivos da Cientologia.
Outro anticientologista, o norte-americano Roger Erlich, teve sua casa revistada e seu computador levado embora pela polícia também no ano passado.
A Factnet, biblioteca eletrônica dedicada a desmistificar a Cientologia, teve destino semelhante. Segundo seus membros, porém, os arquivos secretos da igreja que eles possuíam foram espalhados e copiados na Internet, e a igreja nunca mais terá o controle de todos novamente.
O que está em jogo é a impossibilidade de manter informação trancada entre quatro paredes, no mundo da Internet. Não é necessariamente um mundo melhor, mas com certeza é um novo jogo de forças. A Cientologia não é um adversário tímido -tem muito dinheiro e influência.
Mesmo assim... O ex-cientologista Robert Vaughn Young afirmou, numa entrevista: "Graças a Deus não tenho que enfrentar a Internet. Vai ser o Vietnã da Cientologia. Foi criado o primeiro lugar do mundo onde ela pode ser livremente discutida".

Texto Anterior: Ricos, crentes e famosos
Próximo Texto: No epicentro da vida hollywoodiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.