São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Boni, economia ameaça 'padrão global'

MARIA LUCIA RANGEL
COLUNISTA DA FOLHA

Quando se fala em racionalização de custos em detrimento da criação, Boni costuma lembrar a historinha do "frango do Jacareí".
Trata-se de uma churrascaria, na estrada Rio-São Paulo, que servia com muito sucesso um frango assado. Mas o filho do dono, formado em administração nos EUA, decide fazer mudanças.
Um frango inteiro para cada freguês era demais. Passa a servir meio. Sem a polenta. As toalhas de pano são substituídas por papel.
No fim de seis meses a casa estava à beira da falência.
A CBS, em 70, terminou o ano em primeiro lugar com uma rentabilidade débil. Um especialista foi contratado e conseguiu abarrotar a empresa de dinheiro, mas a colocou em segundo lugar de audiência. Foi demitido por "excesso de eficiência".
Para evitar que ocorra o mesmo, a Globo criou a CGC (Central Globo de Criação), antes ligada à CGP (Central Globo de Produção) -que determina a verba destinada a cada produto. Mário Lúcio Vaz dirige a primeira e Manoel Martins a segunda.

Texto Anterior: Manchete, SBT e CNT mudam cara de telejornais
Próximo Texto: Anne Frank supera defeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.