São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDs ilegais vêm do exterior

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maioria dos CDs piratas vendidos no Brasil é fabricada no exterior, devido, principalmente, à maior dificuldade de se reproduzir um disco.
Não há dados de quantos CDs ilegais são vendidos no país. Mas a APDIF apreendeu, somente neste ano, cerca de 17 mil, grande parte vinda dos Estados Unidos, Canadá e dos tigres asiáticos.
Segundo o secretário-geral da associação, Márcio Cunha Gonçalves, é muito comum que CDs que foram rejeitados pelo teste de qualidade das gravadoras sejam roubados e vendidos por camelôs pela metade do preço.
"São refugos dos fabricantes. Vêm riscados ou com o som danificado", explica ele, que aconselha as pessoas a não comprarem CDs de vendedores ambulantes.
Aluguel
Outra preocupação das gravadoras têm sido o crescimento de locadores de discos, o que também é proibido pela lei dos direitos autorais.
"CD não é como fita de videocassete, que já é produzida para ser alugada -e por isso custa mais caro. Alugar disco é crime e deve ser combatido", diz Gonçalves.

Texto Anterior: Populares são mais atingidos
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.