São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é o 2º em métodos contraceptivos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Pesquisa Nacional em Demografia e Nutrição revelou que 76,2% das mulheres brasileiras casadas usam anticoncepcionais. Em 86, 65,8% usavam métodos contraceptivos.
Segundo José Formiga, do Programa de Assistência à Saúde da Mulher, o Brasil passou a ser o segundo país em adoção de métodos anticoncepcionais no mundo, perdendo apenas para a China.
"O problema é que não há variedade. A maioria das mulheres continua usando pílulas ou fazendo ligadura de trompas", diz Formiga.
Outros dados positivos sobre saúde da mulher são o aumento do percentual de partos realizados em hospitais -de 80,7% em 86 para 91% em 96- e de gestantes com acompanhamento pré-natal -de 74% das gestantes para 85,2%, no mesmo período.
Aleitamento
O percentual de crianças alimentadas exclusivamente com leite materno até os quatro meses de idade no Brasil quase não se alterou entre 89 e 96. Há sete anos, elas eram 39,2% do total de bebês de quatro meses ou menos. Em 96, passaram a ser 40%.
O resultado decepcionou a Coordenação Materno-Infantil do Ministério da Saúde.
A meta acordada na Cúpula a Favor da Infância havia sido garantir que todos os bebês até os seis meses de idade fossem alimentados somente com leite materno.
Os 185 países signatários do plano de ação da cúpula também se comprometeram a garantir que as crianças continuassem a ser amamentadas até os 2 anos, recebendo alimentos complementares.
Segundo relatório que acompanha a Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, após uma tendência de aumento na amamentação nas décadas de 70 e 80, o país passa por período de estagnação.
O relatório aponta que o aumento no percentual de mães que amamentavam seus filhos até 80 foi resultado de um trabalho maciço nas áreas de treinamento, campanhas de comunicação de massa e alterações na legislação.
O ministério está desenvolvendo ações, junto às indústrias produtoras de leite em pó e aos hospitais, para aumentar o percentual de mães que amamentam.

Texto Anterior: Globo pode ser suspensa
Próximo Texto: Doença letal cai 75% em 5 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.