São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Australianos conquistam o mundo

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os vinhos australianos continuam invadindo os mercados europeu e norte-americano. Entre 1990 e 1994, as exportações de goles do continente quase quadruplicaram, chegando a 114 milhões de litros por ano.
Após décadas de pesquisa e investimentos, os australianos estão encantando o mundo com vinhos concentrados e exuberantes produzidos, curiosamente, num ambiente praticamente oposto àquele que conquistaram.
Enquanto no hemisfério norte se cultivam uvas nas áreas mais quentes de continentes com temperaturas relativamente baixas, na Austrália os vinhedos estão abrigados nas áreas frias de uma ilha de clima tórrido.
Não vigora lá, como na Europa, um sistema de denominações de origem que obrigue a utilizar unicamente uvas específicas de uma determinada região. Muito menos existe o universo de pequenos produtores com minúsculos vinhedos e românticas cantinas tão habituais na paisagem européia.
O panorama vinícola está dominado, principalmente, por grandes firmas (como Penfolds, De Bortoli ou Lindemans) que produzem milhões de litros por ano em modernas adegas, combinando uvas de diversas variedades.
Talvez seja essa fórmula -tecnologia somada a liberdade para criar mesclando o que se tem de melhor nos vinhedos- a chave do êxito das alquimias do país.
É fácil conferir o apelo destes vinhos. Basta abrir algumas garrafas da Rosemount, uma das vinícolas de ponta. O Cabernet Sauvignon 94, por exemplo, tem a cor escura, quase retinta, clássica dos tintos australianos.
Na ala dos brancos, o Sauvignon Blanc 95, tem aroma agradável que mistura fruta com certo toque cítrico e de especiaria. Mais potente é o Chardonnay Show Reserve 94. Ele tem aroma complexo (maçã, abacaxi, torrefação) e um paladar concentrado, típico destes vinhos com que a Austrália planeja, ambiciosa, conquistar na virada do século 5% do mercado mundial.

Onde encontrar - Mistral Importadora (r. Rocha, 288, tel. 011/283-0066).

Texto Anterior: Petit Bistro
Próximo Texto: Vale do Loire 1; Vale do Loire 2; Alcachofras 1; Alcachofras 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.