São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato quer criar 'Paris do Nordeste'

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O ex-governador do Piauí Alberto Silva (PMDB), 76, disputa a Prefeitura de Teresina prometendo reduzir a temperatura da cidade e transformar a capital do Piauí na "Paris do Nordeste".
Um projeto de urbanização do rio Poty, que cruza o perímetro urbano de Teresina, é, na plataforma eleitoral de Silva, a âncora de um plano que visa a transformar a capital piauiense num pólo turístico "capaz de concorrer com as praias" dos Estados vizinhos.
"O rio Poty é para Teresina o que o Sena (principal referência urbana de Paris) é para capital francesa. Vamos aprofundar seu leito e transformar suas margens numa região de atração turística."
O candidato peemedebista diz que o exemplo de que sua proposta é viável é a Potycabana, um parque aquático construído no seu segundo mandato de governador (1986-1990) às margens do rio Poty e que foi inspirada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Nos finais de semana, a Potycabana é o principal centro de lazer da população pobre da cidade.
"A física explica"
Para evitar que os turistas sofram com a temperatura média de 35°C que faz em Teresina, Silva propõe instalar microaspersores de água nos postes da cidade que, segundo ele, reduziriam a temperatura da cidade em até 4°C.
"A física explica: quando a temperatura atingir os 28°C, sensores acionam os microaspersores, que disparam jatos atomizados de água. A água evapora antes de cair no solo e ameniza o clima em até quatro graus ", diz Silva.
A climatização de Teresina seria complementada com a pavimentação da cidade com uma camada de um "asfalto especial, cinza-claro, quase branco".
Segundo Silva, o embranquecimento do asfalto ocorreria substituindo a areia, tradicionalmente usada na pavimentação, por um pó extraído de pedras de calcário.
"O embranquecimento reduziria a absorção do calor, baixando a temperatura."
Ar-condicionado
Silva propôs também em seu programa eleitoral instalar ar-condicionado movido a energia solar nas paradas de ônibus e estações de metrô de Teresina.
O metrô de superfície de Teresina tem 15 km de extensão e transporta cerca de 10 mil pessoas/dia.
Silva diz que os orçamentos de seus projetos "ainda estão em fase de estudos" e não sabe o custo.
Como o Orçamento atual de Teresina (R$ 8,3 milhões/mês) é insuficiente para financiá-los, Silva diz que pretende obter os recursos em parcerias com a iniciativa privada e organismos internacionais.

Texto Anterior: Emissora pretende recorrer da decisão
Próximo Texto: "Ele é uma caricatura"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.