São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emili Godes equilibra ciência e arte

CELSO FIORAVANTE
EM BARCELONA

O Centre d'Art Santa Mònica, em Barcelona, realiza até o final deste mês uma mostra retrospectiva de Emili Godes (1895-1970), o gênio catalão da fotomicrografia.
Godes trabalhou a luz com maestria exemplar, conseguindo assim retirar de um simples grão de arroz brilho, profundidade e contraste insólitos.
Godes iniciou sua carreira fotográfica aos 15 anos, como assistente de um estúdio fotográfico. Logo tomou contato com as vanguardas artísticas da época (Arp, Braque, Picabia, Léger e Duchamp) por meio das mostras da galeria Dalmau. Em 1927, foi a Córdoba visitar um de seus irmãos e realizou um brilhante ensaio sobre a arquitetura, a paisagem e a vida social da cidade.
Tornou-se um dos mais requisitados fotógrafos de publicidade nos anos 30, realizando trabalhos para laboratórios farmacêuticos.
Na década seguinte, passou a trabalhar também no cinema, como assistente de diretores como Sáenz de Heredia e André Malraux. A influência cinematográfica vai se fazer sentir também em suas fotografias, no cuidado com a profundidade e composição de cena.
Ao reunir um grande conhecimento técnico e um impacto realista, Godes conseguiu representar uma síntese bem-acabada de várias tendências da época, como a "nova objetividade" de Renger-Patzsch, a "nova visão" de Laszlo Moholy-Nagy e a "fotografia metafísica" de Herbert List.
A mostra traz principalmente insetos, flores, legumes e cereais que -fotografados inteiros ou em detalhes- revelam um admirável e insuspeitado mundo novo.
As pétalas de flores, por exemplo, formam intrincados labirintos; as asas de um inseto viram espelhos; a trama de um tecido forma um infinito e construtivo jogo ótico; minúsculos cáctus se tornam novas estruturas arquitetônicas, indecisas entre o gótico e o românico.

Texto Anterior: Sex Pistols alteram datas no Brasil
Próximo Texto: Cidade vê coleção de obras de Picasso e Klee
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.