São Paulo, sábado, 21 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Observadores vêem fraude na Bósnia

OSCE promete investigar denúncia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Observadores internacionais disseram ontem que o índice de comparecimento nas eleições da Bósnia foi de 103,9% -o que indica que há mais votos que eleitores e, portanto, fraude.
A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), entidade ocidental que organizou as eleições, disse que o pleito de sábado passado foi livre e limpo.
Mas o Grupo de Crise Internacional (ICG), organização independente que goza de prestígio mundial, disse que seus observadores têm restrições às eleições.
"Os três lados (sérvio, croata e muçulmano) saem dessas eleições parecendo bastante manchados", disse um dos responsáveis pelo ICG. "Os muçulmanos, em particular, podem ter colocados votos nas urnas porque estavam desesperados para que Alija Izetbegovic (o presidente bósnio) derrotasse Momcilo Krajisnik (sérvio).
"Claramente alguma coisa deu errada em algum lugar", disse Nicole Szulc, funcionária da OSCE, que prometeu investigar.
O ICG disse que a fraude pode ser ainda maior, porque estima-se que 5% não conseguiram votar porque seus nomes não estavam na lista.
A ONU criticou ontem a decisão do governo alemão de repatriar os cerca de 320 mil bósnios refugiados na Alemanha e disse que não há segurança e infra-estrutura para permitir um retorno em massa.

Texto Anterior: Funcionários gays da IBM nos EUA têm benefícios
Próximo Texto: Ieltsin escondeu ataque cardíaco, diz TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.