São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repórteres da Folha são agredidos

Três jornalistas que trabalham para a Folha foram vítimas de violência durante a semana.
Na terça, o repórter Xico Sá e o repórter-fotográfico Eduardo Knapp foram agredidos em frente a comitê dos candidatos a vereador José Índio (PPB) e a prefeito Celso Pitta (PPB) em São Paulo.
No momento da agressão, Knapp fazia uma foto da fachada do comitê.
Knapp foi derrubado no chão por cerca de dez pessoas e recebeu socos e pontapés. Seu equipamento foi danificado e o filme tomado. Xico Sá também recebeu socos ao tentar socorrer Knapp.
Na quarta, o repórter-fotográfico Rodney Suguita, free-lancer da Folha, foi agredido por volta das 23h pelo advogado Mário Covas Neto, filho do governador de São Paulo, Mário Covas.
O incidente aconteceu na boate Bris Point, em São Paulo, onde acontecia a filmagem de um vídeo pornográfico, com presença de platéia. Suguita foi agredido depois de fotografar Mário Covas Neto entre o público.
Segundo ele, quando Covas Neto percebeu estar sendo fotografado, chamou o fotógrafo e pediu que lhe desse os filmes. O fotógrafo recusou e Covas torceu seu braço.
Então, os três acompanhantes do advogado deitaram Suguita no chão, o imobilizaram e tomaram os filmes.
Prisão
Na sexta, o repórter-fotográfico Rogério Soares, do jornal "Notícias Populares", editado pela empresa Folha da Manhã, foi detido por um policial da 3ª Delegacia do Depatri (Departamento de Investigações sobre Crimes Patrimoniais).
A prisão aconteceu durante uma reportagem com o grupo de pagode Katinguelê, que alega ser vítima de discriminação racial durante batidas policiais. Um dos integrantes do grupo, negro, passava com seu carro pela zona norte de São Paulo quando foi parado.
Sem se identificar, o policial apontou a arma para o músico e pediu documentos do carro, segundo o fotógrafo.
Rogério Soares começou a fotografar a cena, mas teve sua câmara arrancada.
Mesmo depois de apresentar sua identificação profissional, o fotógrafo foi conduzido à delegacia. Soares só foi liberado após a chegada do delegado.

Texto Anterior: Demissão acirra conflito no campo
Próximo Texto: Folha vs. Globo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.