São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas de novos voltam a crescer

DA REDAÇÃO

O mercado imobiliário paulistano voltou a reagir em agosto, após dois meses de queda nos negócios. As vendas de apartamentos novos na cidade no mês passado atingiram uma velocidade média de 9,6%, contra 7,0% em julho.
A recuperação se deve em parte ao fim das férias escolares, período em que o mercado imobiliário tradicionalmente sofre um refluxo.
Foram negociadas em agosto 1.164 unidades, o que representa um aumento de 47,5% em relação ao mês anterior, quando foram comercializados 789 apartamentos.
O número de ofertas também aumentou em agosto. Foram colocadas à venda 12.134 unidades, contra 11.295 em julho.
Semestre
O volume de negócios em agosto ficou praticamente no mesmo patamar do registrado nos meses de março e abril, quando atingiram 9,2% e 9,7%, respectivamente.
Esse índice só é inferior ao do mês de maio, quando a velocidade média de vendas atingiu a melhor taxa do ano -14,3%.
Essa performance se deveu ao lançamento de um empreendimento pelo sistema de cooperativa na zona norte da cidade. Nos últimos seis meses, a média de negócios foi de 9,6%.
Os apartamentos de três dormitórios continuam sendo o tipo mais vendido na cidade. Representaram em agosto 41,4% do total. Em seguida, estão os de dois quartos (29,9%) e os de um dormitório (19,8%).
Bairros
O bairro dos Jardins, na zona oeste, liderou as vendas, graças ao lançamento do edifício 21st Century Flat, da construtora Inpar (leia texto abaixo).
Foram negociadas 218 das 492 unidades colocadas à venda no bairro, o que representa a impressionante velocidade de vendas de 44,3%.
Ipiranga, Jabaquara e Saúde, todos na zona sul, também se destacaram. O Ipiranga registrou 91 negócios; o Jabaquara, 82; e a Saúde, 66.
O Itaim (zona sul) apresentou excelente velocidade de negócios -29,8%. Foram vendidas 53 das 178 unidades ofertadas no bairro.
Destaques
O maior e mais caro apartamento negociado fica na Vila Andrade, bairro da zona sul que lidera as ofertas na cidade (1.015). O imóvel, de quatro dormitórios e 325 m2, foi vendido por 622,9 mil.

O balanço é um estudo do mercado de apartamentos novos e residenciais na cidade de São Paulo, baseado no Roteiro de Imóveis e informações sobre as vendas em agosto, coletadas até 16/09/96 junto aos participantes do Roteiro. Esse estudo é uma realização da Coordenação de Levantamentos Estatísticos do Datafolha. Informações: (011) 224-3984.

Texto Anterior: Casa Cor Sul privilegia trabalho e lazer
Próximo Texto: Quitação antecipada deve ter desconto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.