São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet vive nostalgia da 'Terra do Ontem'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre as centenas de páginas na Internet dedicadas ao mundo encantado da Disney uma se destaca: "Yesterland", algo como "Terra do Ontem", uma brincadeira com "Tomorrowland", a "Terra do Amanhã" da Disney.
"Yesterland" é uma impressionante celebração da nostalgia. O criador da página, ou o "curador", como ele prefere, é Werner Weiss. Ele frequenta a Disneyland, em Los Angeles, desde 1957, dois anos após a abertura do primeiro grande parque da Disney.
A página de Weiss na Internet apresenta exclusivamente atrações da Disneyland que, nesses seus 40 anos de vida, deixaram de existir.
Muitas dessas atrações "mortas" foram reconstruídas com novos elementos ou substituídas por outras mais modernas. Outras, simplesmente, fracassaram e não resistiram a mais que um ou dois anos em cartaz, sendo varridas da história da Disneyland -mas não da memória de Weiss.
"Você faz idéia do que aconteceu com os discos voadores, o trem da mina e a cidade indígena da Disneyland?", pergunta Weiss.
Navegando em "Yesterland", você descobre. Inaugurado em 1961, o disco voador resistiu apenas cinco anos. "Um dos mais interessantes usos da tecnologia da era espacial em um parque de diversões", é o comentário que Weiss inclui abaixo da foto da atração que não existe mais.
O que ocorreu com a cidade indígena? Inaugurada em 1955, junto com o parque, a cidade resistiu até 1972, quando foi trocada pela "terra do urso".
O site de Weiss relembra até quanto custava brincar em cada atração, à época em que se comprava um carnê na entrada e ia se destacando os tíquetes correspondentes a cada brinquedo.
Todos os brinquedos que aparecem em "Yesterland" são acompanhados de fotos, tiradas ou por Weiss ou por aficionados de sua página na Internet.
O curador diz que a página é "não-oficial", mas não aceita pirataria, ou seja, fotos oficiais comercializadas pela Disney.
O endereço de "Yesterland" é: http://www.mcs.net/~werner/yester.html .
(MSy)

Texto Anterior: Disney cria cidade para a vida real
Próximo Texto: Uma história do conforto doméstico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.