São Paulo, domingo, 22 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mímico desenha atores de novela

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de trabalhar cinco anos como desenhista publicitário, o ator paulistano Fernando Vieira, 34, se cansou de "queimar neurônios com sabão em pó".
Fernando, que tem formação em mímica, está no ar desde o último dia 17, como o Bonifácio de "Xica da Silva", nova novela da Rede Manchete.
Nos intervalos das gravações, enquanto o elenco da novela descansa -alguns até dormem- ou estuda os textos, Fernando está sempre com um caderninho e uma caneta esferográfica nas mãos, com ar compenetrado.
Ele aproveita as horas vagas divertindo os colegas, fazendo mímicas, ou, na maioria das vezes, registrando em seu caderno as fisionomias dos atores.
Fernando desenha rostos, corpos inteiros e paisagens. Com seu traço, já registrou a atriz Zezé Motta, por exemplo, deitada em um sofá durante um intervalo no set de filmagens.
Ele já fez retratos de quase todo o elenco de "Xica da Silva". "A maioria dos desenhos eu dei de presente para os atores", conta.
Fernando guarda em seu caderninho algumas paisagens de Diamantina, onde foram gravadas as primeiras imagens de "Xica da Silva".
O ator tem pouca experiência em televisão. Seu primeiro trabalho nessa área foi em "Ana Raio e Zé Trovão", na qual teve uma pequena participação. Recentemente, trabalhou em "A Idade da Loba", novela exibida pela Bandeirantes.
O oficial Bonifácio é o papel de maior destaque na carreira de Fernando. "É o primeiro canalha que eu faço", brinca.
Fernando fez testes para integrar o elenco da novela de Walter Avancini no final do primeiro semestre deste ano, quando abandonou um projeto cultural na Unicamp (Universidade de Campinas).

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Cachê de atores brasileiros é maior do que de astros internacionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.