São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundador da Magnum ganha retrospectiva em Nova York

Exposição reúne 120 fotos do pioneiro "Chim" Seymour

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O International Center of Photography, de Nova York, está apresentando os trabalhos de David "Chim" Seymour, lendário pioneiro do fotojornalismo e um dos fundadores da agência Magnum.
A mostra é composta de 120 fotos e foi organizada por Miles Barth, responsável pelos arquivos da entidade norte-americana.
A mostra traz ensaios documentais sobre a França e a Guerra Civil Espanhola, na década de 30, e estudos sobre as crianças após a 2ª Grande Guerra (1939-45), encomendados pela Unicef.
Há também registros de eventos que culminaram com a criação do Estado de Israel, além de retratos de personalidades como Bernard Berenson, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Audrey Hepburn e Fred Astaire.
Pintor e fotógrafo
Filho de um eminente editor, em Varsóvia, "Chim" estudou pintura na Alemanha e em Paris. Em 1933, conheceu os fotógrafos Robert Capa (1913-1954) e Cartier-Bresson (1908). Deixou a pintura e passou a trabalhar com eles.
Os três fotógrafos influenciaram uns aos outros, mas Seymour mantinha um especial carinho pelas crianças. Uma de suas fotos mais tocantes é a do menino italiano sem mãos e cego lendo com os lábios a "Bíblia" em braile.
Sem nenhum conhecimento formal da fotografia, "Chim" aprendeu a fotografar andando pelas ruas de Paris com uma câmera Leica para filmes 35 mm.
Com uma visão pessoal, "Chim" documentou rostos e corpos mutilados, mostrando pela primeira vez ao mundo as consequências catastróficas das guerras.
Em 1947, ao lado de Capa, Bresson, George Rodner e William Vandivert, "Chim" fundou a agência de fotografia Magnum.
Segundo Barth, do International Center, o fotógrafo se referia à agência como "uma associação de mentes revolucionárias".
Na cobertura da guerra no canal de Suez, em 56, o carro de "Chim" foi atingindo acidentalmente por uma bomba, que também matou o fotógrafo francês Jean Roy.
Para essa mostra, a entidade norte-americana criou um site na Internet, que traz a biografia e o legado do fotógrafo. O endereço é http://www.icp.org/chim.

Exposição: Chim: The Photographs of David Seymour
Onde: International Center of Photography (1.130 Fifth Avenue at 94th street, Nova York, tel. 001/212-768-4682)
Quando: às terças, das 11h às 20h; de quarta a domingo, das 11h às 18h; até 3 de novembro
Entrada: Entre US$ 2.50 e US$ 4

Texto Anterior: Coral reúne descendentes de escravos
Próximo Texto: Carrière define papel do diretor no cinema moderno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.