São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedras de Callanish levam à pré-história

ALCINO LEITE NETO
DO ENVIADO ESPECIAL À EUROPA

Para Declan Kiberd, autor de "Inventing Ireland", os ingleses forjaram na Irlanda uma Inglaterra secreta, uma espécie de inconsciente feminino, que a prepararia para ser vítima de um rapto engendrado pelo "macho colonizador".
A comparação é mais engenhosa do que correta, e talvez o alvo esteja errado.
São as paisagens escocesas as que mais correspondem a um certo terreno plástico do inconsciente, sobretudo se se avança para o norte do país e se atravessa o mar, rumo às ilhas Hébridas.
A travessia deixa para trás as paisagens sinuosas e escandalosamente verdes, pontuadas de castelos e ruínas, e trazem à vista um mundo desolado e virgem, que a Europa parece ter posto à margem, ou é a margem da Europa.
Carneiros Território de um vácuo de história, como na região da cidade portuária de Stornoway (nas ilhas Lewis e Harris), onde se diz que há mais carneiros que homens.
É um lugar extraordinário, desértico, repleto de lagos e planícies, de estradas miúdas que levam às pedras de Callanish, monumento circular que data de 3000 a.C.
As pedras possivelmente foram usadas para observações astronômicas, e em seu centro há uma câmara mortuária construída mais tarde por povos do Neolítico (2500 a 2000 a.C.).
Para os místicos, no entanto, elas são um posto avançado do espírito, sobretudo agora que o monumento de Stonehenge, na Inglaterra, está interditado às levas de novos pagãos de todo o mundo.
Stornoway, capital das ilhas Lewis e Harris, pode servir de base para as viagens no interior.
A única cidade da região tem pequenos e agradáveis hotéis e fica a três horas de Londres por avião.
É um passeio emocionante ao fim do mundo -ou ao início.

Texto Anterior: Litoral da Cornualha é o "fim do mundo"
Próximo Texto: Festival de artes tira Edimburgo do sério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.