São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que a Máfia coloca no estômago

Livro traz receitas sicilianas

MARISTELA DO VALLE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de usarem roupas cafonas, os chefões da Máfia sabiam comer. Essa é a conclusão que se pode tirar do livro "A Cozinha da Máfia", realizado a partir de anotações de Joe Cipolla, cozinheiro de celebridades do crime como Al Capone e Lucky Luciano.
"Nos anos 20, eles já faziam uma dieta balanceada. Misturavam massa com legumes, por exemplo", diz o chefe de cozinha do hotel Caesar Park São Paulo, Luis Barbosa, que adaptou receitas de Cippola para o paladar brasileiro.
Ele conta que o "Bacalhau Violento", por exemplo, era um simples peixe à milanesa. Para torná-lo mais saboroso, Barbosa acrescentou ao prato óleo de oliva e filés de anchova.
Com o lançamento do livro, o Caesar Park (r. Augusta, 1.508, tel. 001/289-7200) oferece, de 18 de setembro a 5 de outubro, um cardápio com as receitas da Máfia. No festival, alguns pratos do livro são acompanhados de guarnições.
Outro livro do gênero é o "Receitas da Cozinha da Máfia" (R$ 22), da Marco Zero. O autor, Joseph "Joe Dogs" Iannuzzzi, além de cozinheiro, já foi mafioso e atualmente é protegido pelo FBI por ter se arrependido do mundo do crime.
Os dois livros têm histórias divertidas, o que os torna também interessantes obras literárias.

Texto Anterior: Alto Paraná esconde vários espetáculos da natureza
Próximo Texto: Receita mafiosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.