São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Você é contra ou a favor da união civil entre homossexuais

Pitta
A união entre homossexuais é um fato. Embora essa união não constitua uma estrutura familiar, deve ter seus direitos resguardados. Poderia beneficiar-se das leis que protegem o concubinato. Em respeito aos leitores da Folha, confesso minhas limitações para aprofundar-me no tema. O Congresso Nacional, onde todas as correntes de opinião estão representadas e que atualmente debate o problema, certamente encontrará a fórmula adequada para resolvê-lo. Se não já, mais tarde, quando julgar a sociedade madura para aceitar a proposta união civil de homossexuais. O divórcio, matéria menos controversa, custou muito esforço ao saudoso Nelson Carneiro para ser aprovado.

Erundina
Questões desse tipo, que envolvem mudanças de costumes e hábitos, e que passam por conceitos morais, devem necessariamente ser submetidas a uma ampla consulta à sociedade, com debates amplamente divulgados pelos meios de comunicação de massa. Do nosso ponto de vista, a posição pessoal deste ou daquele governante não deve influenciar e nem prevalecer sobre a opinião da maioria da população, colhida a partir de um livre e intenso processo de discussão que envolva todos os segmentos sociais do país. Tal debate se torna mais imprescindível ainda, quando o assunto em pauta, como é o caso, depende de alterações profundas na legislação federal.

Texto Anterior: País discute união gay
Próximo Texto: PONTOS DE VISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.