São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
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TSE pede espaço para ensinar voto

Tribunal negocia com emissoras de TV

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A nove dias das eleições municipais, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está negociando com as emissoras de televisão a divulgação da urna eletrônica em programas de grande audiência.
O objetivo é tentar reduzir o risco de o eleitor errar a digitação do número do candidato e, dessa forma, votar nulo ou em branco.
As negociações incluem os programas "Domingão do Faustão" e "Chico Total", da Rede Globo, "Domingo Legal", "Hebe Camargo", "Programa Legal", "A Praça é Nossa" e "Programa Silvio Santos", do SBT, e transmissões esportivas na Rede Bandeirantes.
Simulação do Datafolha divulgada ontem revelou que 47% dos eleitores paulistanos (com intenção de voto firmada) digitaram incorretamente o número de seu candidato. Eles usaram um cartão similar ao teclado do computador.
O anúncio sobre a ampla divulgação foi feito ontem pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello. Ele descartou o risco de aumento no número de votos nulos e brancos nas 57 cidades onde o voto será eletrônico.
Segundo Marco Aurélio, a divulgação maciça despertará a curiosidade do eleitor sobre a forma de votar no novo sistema. "Acredito que, diante da curiosidade dos eleitores (com o sistema eletrônico), teremos o decréscimo no número de votos brancos e nulos."
Hackers
A Polícia Federal e o Tribunal Superior Eleitoral estão investigando a ação de hackers (piratas de informática) que estariam tentando fraudar o sistema de votação e apuração das eleições.
As investigações começaram há cerca de dez dias, quando técnicos da Justiça Eleitoral capturaram uma conversa de hackers na Internet. Um deles perguntava se havia alguém programando uma fraude. A resposta foi em código.

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