São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação muda mercado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A avaliação dos livros didáticos alterou o perfil do mercado editorial no Brasil.
Em 95, a Formato vendeu à FAE 24,5 mil livros. Para este ano, a estimativa é de 1,8 milhão. A Módulo, que em 95 ocupava o 26º lugar na lista das editoras que mais venderam livros à FAE, pulou para o 12º.
A FAE é responsável por um terço do mercado editorial de livros didáticos.
O presidente da FAE, José Antônio Carletti, minimiza os efeitos da avaliação sobre o mercado editorial. Para ele, o motivo das mudanças no ranking é que em 95 foram comprados livros de matemática e português e, neste ano, de ciências e estudos sociais.
O vice-presidente da Abrelivros, Wander Soares, concorda com Carletti, mas afirma que a publicidade feita em torno das editoras com bom desempenho também contribuiu para as mudanças.
Nas negociações para 97, a FAE pretende adotar novas táticas para conseguir baixar ainda mais os preços dos livros.
Entre elas, não divulgar às editoras o volume de livros que será comprado. Em 95, o preço médio do livro negociado pela FAE foi de R$ 2,92. Em 96, o preço caiu para R$ 2,41.

Texto Anterior: Professores 'ignoram' livros recomendados
Próximo Texto: Hemodiálise contamina pelo menos 19 pessoas em Maceió
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.