São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turquia mobiliza 20 mil contra curdos

País nega apoio a Saddam Hussein

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Turquia lançou ontem uma ofensiva contra rebeldes curdos com cerca de 20 mil soldados e negou que apóie o controle de Saddam Hussein na região curda do norte do Iraque.
Segundo o jornal "The New York Times", a chanceler turca, Tansu Çiller, disse que cancelaria a idéia de uma "zona de segurança" se o presidente iraquiano impedisse a infiltração de curdos no país.
Depois, Çiller negou e disse que prefere que os curdos do Iraque (rivais dos que atacam a Turquia) controlem a região.
Na ofensiva de ontem para reprimir os curdos no leste, os turcos mataram seis guerrilheiros. Cerca de 250 rebeldes foram cercados.
Ontem, 3.000 soldados dos EUA no Kuait não se posicionaram junto à fronteira com o Iraque por causa de uma tempestade de areia.
Os EUA enviaram os soldados e navios à região para pressionar Saddam Hussein. Mas, segundo o secretário da Defesa americano, William Perry, o país pode decidir nesta semana retirar um dos porta-aviões da região porque o Iraque "está voltando atrás".

Texto Anterior: Áustria vive apreensão
Próximo Texto: Pistoleiros matam 20 e ferem 50 em mesquita no Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.