São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Embalagem marxista; Eu sou o bom; Eu sou imbatível; Dilema familiar; Ver para crer; Descendo a lenha; Desburocratizando; Patrocínio próprio; FMI tupiniquim; Previsão oficial; Despedida sem baixaria; Quem não tem cão...; Lobby do cimento; Escolhendo rival; Mais uma tentativa; Prejuízo futuro

Embalagem marxista
FHC quer combater a pecha de neoliberal em 98 mostrando que foi o presidente que mais fez pela reforma agrária. Esta área é considerada o caminho para seduzir o eleitorado de esquerda.

Eu sou o bom
A intenção de FHC é não enfraquecer Maluf a ponto de ele desistir de disputar a Presidência em 98. E não fortalecê-lo a ponto de o prefeito ser uma alternativa viável de poder. Tem uma certeza: ganharia do pepebista.

Eu sou imbatível
O raciocínio de FHC para 98 é o seguinte: é o meio-termo entre a direita malufista e a esquerda petista. Há quem veja na análise um excesso de autoconfiança, como a sentada na cadeira da Prefeitura de São Paulo em 85.

Dilema familiar
Luís Eduardo Magalhães não quer Luiz Carlos Santos na presidência da Câmara. Seria uma sombra caso vá para a Casa Civil. O problema é que Santos está sendo um dos principais cabos de ACM para presidir o Senado.

Ver para crer
Políticos ligados a Jorge Bornhausen prometem dar o troco a ACM após as eleições municipais. Na primeira reunião da Executiva, tentarão vetar de novo a entrada de Gilberto Miranda no PFL em represália à peitada do senador no embaixador.

Descendo a lenha
Cresce o número de denúncias de tortura praticadas por policiais. No terceiro relatório trimestral da Ouvidoria da Polícia de São Paulo, que será divulgado terça, há 30. No segundo haviam sido 20 e no primeiro, 16.

Desburocratizando
O STF inaugura amanhã um novo serviço de sua página na Internet: a consulta direta à tramitação dos processos. O endereço é http://www.stf.gov.br.

Patrocínio próprio Itamar
Franco faz questão de dizer que veio para votar em Juiz de Fora (MG) com seu dinheiro. Não quer dar a menor chance de receber indiretas de Serjão.

FMI tupiniquim
O governo prepara um pacote para endurecer os critérios de negociação de dívidas com Estados e municípios. Será estabelecido uma espécie de "prêmio por produtividade". Para beneficiar quem fizer mais sacrifícios.

Previsão oficial
O pacote que fecha a torneira do Tesouro para Estados e municípios deve ser lançado em 4 de outubro, sexta, ou 7, segunda. E sair sob a forma de decreto.

Despedida sem baixaria
A campanha de Pitta não polemizará nos dois últimos programas de TV. "A sorte de todo mundo está selada. Podem xingar a gente de filho da mãe, que não respondo mais", afirma o publicitário Duda Mendonça.

Quem não tem cão...
Em Icapuí (CE), o candidato Dedé Teixeira (PT) conseguiu um inusitado direito de resposta: no caminhão de som de Gílson da Paz (PSDB). A cidade não tem TVs nem rádios locais.

Lobby do cimento
No seu "Encarte Institucional", a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas relaciona gastos em obras ao sucesso nas eleições municipais dos candidatos apoiados pelos prefeitos. Cita Rio e São Paulo.

Escolhendo rival
Além de Pitta em São Paulo e de Amílcar Martins (PSDB) em Belo Horizonte, Cesar Maia e seu candidato Luiz Paulo Conde (PFL) também inflam a bola do PT, no Rio. Virou mania dos líderes nas pesquisas.

Mais uma tentativa
O Brasil deve inscrever cinco ou seis filmes para concorrer à indicação do Oscar de filme estrangeiro. Em 95, houve só uma inscrição: "O Quatrilho". Amanhã é o último dia de entrega dos filmes no Ministério da Cultura.

Prejuízo futuro
No PT carioca, avalia-se que ao discursar contra direito ao aborto, união civil entre homossexuais e distribuição de seringas para viciados, Sérgio Cabral Filho (PSDB) perde votos de petistas para eventual 2º turno.

TIROTEIO
De Paulo Maluf, sobre a participação do ministro Sérgio Motta na campanha de José Serra, candidato tucano em São Paulo:
- Compraram cinco línguas de aluguel para atacar o Pitta. Patrulharam todas as TVs. O dinheiro foi ilimitado. Só não jogaram dólar na rua porque havia fotógrafos.

Próximo Texto: Rainha do apocalipse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.