São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em embate com Lula, presidente venceria

Maluf e Sarney ficariam em 3º se eleição fosse hoje

DO CONSELHO EDITORIAL

Outro dado positivo para Fernando Henrique Cardoso: ele seria o primeiro colocado, com 29% das intenções de voto, em uma hipotética eleição presidencial a se realizar agora.
Ganha por nove pontos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atrás dos dois ficam empatados tecnicamente o prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB), com 15%, e o ex-presidente José Sarney (PMDB), com 14%. Depois, o também ex-presidente Itamar Franco (sem partido), com 7%.
Abrangência
Trata-se da primeira pesquisa sobre a sucessão presidencial feita em todo o país e não apenas nas 12 capitais em que o Datafolha faz levantamentos sucessivos sobre o pleito municipal.
A nova abrangência explica a vantagem de FHC, que empatava com Lula na pesquisa limitada às capitais. No interior, o presidente chega a 33% contra apenas 20% do principal líder do PT.
Mas, nas regiões metropolitanas, ressurge o empate (23% para FHC e 22% para Lula). Maluf e Sarney continuam empatados, tecnicamente, tanto nas regiões metropolitanas como no interior.
Outras situações
O Datafolha propôs aos 5.000 pesquisados quatro situações, procurando sempre evitar que mais de um nome de um mesmo partido figurasse no cartão.
Sem Fernando Henrique, mas com Ciro Gomes, também do PSDB, Lula ficaria em primeiro (22%), muito próximo de Maluf (19%), por sua vez empatado com Sarney (17%), já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Na terceira situação, de novo com FHC, mas com Leonel Brizola no lugar de Jaime Lerner (ambos do PDT), o quadro se altera muito pouco, apenas na margem de erro.
FHC fica com 27%, Lula vai para 21%, Maluf mantém os 15% e Sarney passa a 13%.
Por fim, substituindo-se Fernando Henrique por Ciro e Lerner por Brizola, dá empate técnico entre Lula (22%) e Maluf (21%), com Sarney logo atrás (17%). Ciro não vai além de 8%.
Na pesquisa espontânea, em que não se mostra cartão com os nomes selecionados pelo Datafolha, FHC também é o primeiro, mas com vantagem levemente menor sobre Lula (17% a 11%).
Maluf fica com 6%, o dobro de Sarney e o triplo de Fernando Collor de Mello.
Como é natural em pesquisa feita com tanta antecedência em relação à eleição, que será apenas em 1998, a metade exata dos consultados ou não tem candidato (44%) ou votaria em branco/nulo (6%).

Texto Anterior: Medo do desemprego diminui 15 pontos
Próximo Texto: Defensor do "Fura-Fila", Pitta não sabe o valor da passagem de ônibus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.