São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expectativa é exagerada

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o endocrinologista Antonio Roberto Chacra, a onda em torno do Redux é provocada por uma expectativa exagerada em relação aos efeitos do remédio.
"Os quilos sempre voltam quando o paciente deixa o tratamento. Isso porque não é o remédio que resolve de uma vez, mas a mudança de atitude", diz ele.
Chacra diz que o uso de remédio é só uma parte do tratamento. "O importante é que as pessoas aprendam a comer direito. Claro que existem casos de pessoas geneticamente propensas à obesidade. Mas mesmo essas devem, sempre que possível, controlar o apetite sem remédio", diz ele.
Para Alfredo Halpern, os norte-americanos, que chamam o remédio de "descoberta do século" e "droga milagrosa", vão se decepcionar.
"O mesmo aconteceu com o Prozac. Nem Prozac, um antidepressivo, nem o Redux, um anoréxico, atacam as causas da depressão e da obesidade. São paliativos. Quando o tratamento é suspenso, os sintomas aparecem", diz Chacra.
(NR)

Texto Anterior: Verdades e mentiras
Próximo Texto: Unicef indica cidades 'amiga das crianças'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.