São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro tem hábito alimentar infantil

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

"O paladar do brasileiro está ficando cada vez mais infantil", diz o endocrinologista Antonio Roberto Chacra, 53. Segundo ele, cada vez menos adultos comem na hora certa, na quantidade certa e o alimento certo.
Segundo o médico, as pessoas têm comido rápido, sem se preocupar com a qualidade do que comem. Para Chacra, os adultos estão comendo menos verdura e frutas e muito mais gordura.
Para Chacra, a exclusão sistemática de frutas, legumes e verduras do cardápio do brasileiro é sinal de que ele está se portando como criança à mesa. "É claro que comer um hambúrguer, um pizza de vez em quando é muito bom. Mas de vez em quando."
Próxima geração
Esses maus hábitos têm sido transmitidos de pai para filho e, para ele, as crianças de hoje têm tudo para se tornar adultos obesos.
"Hoje é difícil uma criança comer doce de abóbora, por exemplo. Elas querem os pacotes coloridos dos supermercados. Para a mãe, que trabalha e não tem tempo, isso é uma ótima", diz ele.
Segundo Chacra, uma geração de "gordinhos" deve aparecer no país. "Os pais dão guloseimas cada vez mais cedo para as crianças e em quantidades maiores. Que criança toma água hoje? É só suco e refrigerante."
"As quantidades ingeridas hoje são totalmente inadequadas", diz a nutricionista Anna Beatriz Guimarães Oliva.
O grande pecado dos brasileiros, segundo a nutricionista, é beliscar. "É impressionante como não respeitam mais as horas das refeições. As pessoas comem o dia inteiro."
Para o professor de nutrição do Departamento de Nutrição e Alimentação Experimental da Faculdade de Ciências Farmacológicas da USP, Julio Tirapegui, 49, a falta de fibras e o excesso de gordura vêm engordando o brasileiro.
"Estamos comendo muito churrasco e bebendo muita cerveja. Isso é bom, mas precisa ser balanceado com salada e frutas."

Texto Anterior: Cores, tamanhos e estampa de roupa 'emagrecem'
Próximo Texto: Países imitam cardápio norte-americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.