São Paulo, domingo, 29 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo pioneiro une grupos Folha e Abril

DA REPORTAGEM LOCAL

Os grupos Folha e Abril anunciaram quinta-feira a fusão de seus serviços eletrônicos, Universo Online e Brasil OnLine. Ambos se juntarão num único serviço que deverá ser o maior provedor de acesso, informação e entretenimento na Internet brasileira.
O nome da nova empresa será Universo Online S/A. A fusão propriamente dita poderá ser vista na Internet nas próximas semanas no seguinte endereço: http://www.uol.com.br.
O acordo assinado entre os grupos, em 18 de setembro, estabelece que o capital da nova empresa será dividido em partes iguais. Essa é a primeira associação que envolve dois dos mais importantes grupos de comunicação do país.
Foi criado também um conselho para a empresa. Terá cinco participantes: o diretor superintendente da Folha, Pedro Pinciroli, o diretor financeiro da Folha, Antonio Manuel Teixeira Mendes, o vice-presidente executivo do Grupo Abril, Raul Rosenthal, o diretor do Grupo Informática da Abril, Antonio Machado de Barros (que vinha acumulando a direção do Brasil OnLine) e o atual diretor do Universo Online, jornalista Caio Túlio Costa, que será também o responsável pela nova empreitada.
Início dos trabalhos
Nesta semana começam os trabalhos de estruturação da empresa. Eles envolvem a fusão dos respectivos conteúdos informativos e de entretenimento, dos anunciantes e assinantes. Enquanto isso os dois serviços continuam funcionando normalmente e agregando novos usuários à Internet.
Com a união dos "sites", os internautas terão à disposição para consulta mais de 260 mil páginas. São jornais, revistas, dicionários, guias, obras de referência, arquivos de publicações, informações sobre o tempo, roteiros de artes e gastronomia, salas de conversas simultâneas em tempo real, fóruns de discussão onde as pessoas deixam opiniões sobre os mais variados assuntos, páginas que permitem personalização de informação onde cada pessoa escolhe que tipo de informação deseja receber.
Segundo dados do Comitê Gestor da Internet, já existem cerca de 500 mil usuários da Internet no Brasil. Esse número pode chegar a 1 milhão em menos de um ano. Juntos, Universo Online e Brasil OnLine recebem mais de 2,4 milhão de consultas por dia, ou seja, na proporção de 20 consultas por pessoa, são mais de 120 mil pessoas por dia passeando por ambos os serviços.
O mercado da Internet e dos serviços on line explodiu nos últimos três anos nos EUA. A maior empresa do setor, a America Online, espera chegar ao final deste ano com 6,5 milhões de assinantes.
Tanto Universo Online quanto Brasil OnLine foram moldados dentro da característica de um serviço on line (com informações, interatividade e bancos de dados para consultas), mas já nasceram disponíveis na Internet, ao contrário do acontecido com os serviços do tipo America Online e Compuserve, que se criaram antes da explosão da Internet.
Primeiro mundo
A fusão vai permitir também que os brasileiros possam ter um serviço de acesso com padrão de primeiro mundo. O novo Universo Online terá de saída seis megabits de conexão com a Internet, capacidade que nenhum outro provedor comercial de Internet no Brasil tem. Os computadores do novo serviço podem trafegar 6 milhões de bits por segundo simultaneamente. Isto dá velocidade na transferência de páginas e faz com que o passeio pela Internet seja agradável e simples, sem as longas demoras que caracterizam a Internet brasileira.

Texto Anterior: Mercosul e globalização
Próximo Texto: Universo Online
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.